Câmara de Gaspar entrega títulos de cidadão Emérito e Honorário nesta quinta-feira - Jornal Cruzeiro do Vale

Câmara de Gaspar entrega títulos de cidadão Emérito e Honorário nesta quinta-feira

23/05/2023
Câmara de Gaspar entrega títulos de cidadão Emérito e Honorário nesta quinta-feira

A Câmara de Vereadores de Gaspar promove nesta quinta-feira, dia 25 de maio, às 19h, uma Sessão Solene para entrega de títulos de cidadão Emérito e Honorário. Vão receber o título de cidadão emérito Ana Werner (foto), Luis Carlos de Oliveira e Elisabete Deichmann Rosa. Como cidadãos honorários serão agraciados Maria de Fátima Burkhardt Rosa, Maria Catarina Bucker, Ivan Naatz e Jocenira das Graças de Oliveira Waltrick. As indicações são dos vereadores Giovano Borges, José Carlos de Carvalho Junior, Roberto Procópio de Souza, Mara Lúcia Xavier da Costa dos Santos, Alexsandro Burnier e Zilma Mônica Sansão Benevenutti.

Ana Werner

Ana Werner é uma das moradoras mais antigas do bairro Lagoa. Nascida no dia 9 de março de 1927, é filha de Bernardino Alves de Andrade e Maria Mathias Alves de Andrade e tem 15 irmãos. Desde cedo, trabalhou nas plantações da família, cultivando cana de açúcar e milho. Do casamento com Pedro Werner, grande liderança da localidade e com quem viveu por mais de 60 anos, teve 15 filhos. Em março de 2023 completou 96 anos ao lado dos filhos, netos, bisnetos e trinetos. Sua história se funde com a do município de Gaspar.

Luis Carlos de Oliveira

Luis Carlos de Oliveira tem 58 anos e é natural de Gaspar. Filho de José Claudino de Oliveira e Aninha Zimmermann de Oliveira, é casado com Silene Schmitt e pai da Luma, Lucas e Leonardo. Avô da Ana Lara, Henrique e Vicente. Sempre foi apaixonado por ajudar e sua missão de vida é cuidar das pessoas. Foi técnico de Raio-X no Hospital de Gaspar por 40 anos. Popularmente conhecido como Calinho, viveu em prol de auxiliar as pessoas e acompanhou o desenvolvimento da saúde de Gaspar.

Elisabete Deichmann Rosa

Elisabete Deichmann Rosa, popularmente conhecida como Dona Lili, nasceu em 23 de abril de 1941, na casa de seus pais Oscar e Marta Deichmann, no bairro Bela Vista, onde vive até hoje. Quando jovem, além de ajudar nas tarefas domésticas, trabalhava na selaria de seu pai, que era reconhecida pela qualidade dos produtos de couro que produzia. Formou-se professora em1961 e casou-se com João Clarito Rosa (in memoriam), com quem teve quatro filhos: João, Luiz Augusto, Roberto e Marcelo. Tem cinco netos e dois bisnetos. Foi umas das primeiras professoras no CDI Tia Maria Elisa, atuando durante 14 anos, desde a fundação até a sua aposentadoria aos 60 anos. Dona Lili sempre participou ativamente na comunidade católica do bairro Bela Vista, sendo uma de suas fundadoras e idealizadoras. Há pelo menos 52 anos desenvolve seus trabalhos junto a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, colaborando e organizando, e ainda é catequista, além de ser ministra.

Maria de Fátima Burkhardt Rosa

Maria de Fátima Burkhardt Rosa é servidora pública da Prefeitura de Gaspar e completou no mês de abril de 2023, 25 anos de serviço público, sendo a servidora mais antiga do CDI Tia Maria Elisa, no bairro Bela Vista. Trabalhou também na Escola Estadual Arnoldo Agenor Zimmermann e no CDI Vovó Leonida. É casada com Anilton Rosa com quem têm três filhos, Caroline, Camila e Marcos. Nas horas vagas, Maria de Fátima e o marido atuam como voluntários na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, no bairro Bela Vista, instituição onde a homenageada já foi catequista e integrante do CAEP da instituição.

Maria Catarina Bucker

Maria Catarina Bucker, natural de Ilhota, nasceu em 18 de abril de 1950. É filha de Carlos Bento Gonçalves e Hilária Bucker Gonçalves. Passou sua infância e juventude morando em Ilhota e com 18 anos casou com Pedro Bucker Filho, quando veio morar em Gaspar. Teve quatro filhos e mais tarde adotou um menino. Um dia, seu esposo, que fazia parte da APP da Escola Norma Mônica Sabel, chegou em casa dizendo que a escola precisava de uma merendeira e zeladora, então ela logo conversou com a diretora Caren e no outro dia já começou a trabalhar. Fez grandes amizades com todos e os alunos tinham adoração pela Tia Cati, como era carinhosamente chamada. Durante 27 anos prestou serviço ao educandário, sendo uma das primeiras merendeiras da escola.

Ivan Naatz

Ivan Naatz, advogado e professor, nasceu em 1º de dezembro de 1966, em Blumenau, filho de Willi e Zilma Naatz. Casou com Ana Maria Dias Naatz, com quem teve os filhos William e Ullian. Realizou o ensino fundamental na Escola Estadual Professora Júlia Lopes, em seu município natal. Formou-se Técnico em Eletrotécnica pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), graduou-se em Direito e é pós graduado em Processo Civil. Especializou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em Portugal. É um dos fundadores do Instituto William Naatz, que presta serviços gratuitamente para divulgar dados e estatísticas relacionadas a vítimas do trânsito em Blumenau. Junto à sua família, reside no bairro Bela Vista e é uma liderança expressiva da região, reconhecido pela comunidade Gasparense.

Jocenira das Graças de Oliveira Waltrick

Jocenira das Graças de Oliveira Waltrick nasceu em 16 de outubro de 1964, em Vacaria, no Rio Grande do Sul (RS), e há 28 anos reside em Gaspar. É casada com André Waltrick, com quem tem três filhos: Douglas, André Júnior e Jéssica. É avó de Isabeli, Ana Beatriz, Maria Luísa e Téo Lucas. Nira, como é conhecida, é um grande exemplo de trabalho voluntário no município, disponibilizando, há muitos anos, seu tempo e dedicação em prol do próximo. Iniciou sua jornada no voluntariado em 1993, com idosos do bairro Sete de Setembro, e nunca mais parou. Há mais de 20 anos participa da Pastoral da Criança, onde reimplantou e coordena as atividades em 10 comunidades de Gaspar, e há mais de 20 anos também está à frente da Conferência Vicentina. Em novembro de 2008, quando o Vale do Itajaí e especialmente Gaspar enfrentaram a pior tragédia climática de sua história, atuou diretamente no acolhimento das vítimas da catástrofe. Também foi coordenadora de importantes projetos na comunidade e participa ainda da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar, da APP da Escola Frei Godofredo e Associação Beneficente João de Barro. É membro do Conselho do Hospital de Gaspar e integra ainda vários conselhos municipais e estaduais. É também membro fundadora da Associação Gaspar Arte.

 

 

 

Edição 2106
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.