
Nos dias 14, 15 e 16 de maio, os gasparenses olharão para um céu mais colorido. Parapentes vão invadir a cidade para competir pelas terceiras etapas dos campeonatos Sul Brasileiro, Catarinense e Copa do Brasil. Para que o município pudesse sediar o evento de nível nacional, houve uma série de mudanças na estrutura física do Clube Parapente do Vale.
Com estas mudanças, o Clube está preparado para sediar eventos de alto nível. Para as competições a estrutura contará com uma rampa de salto, reformada e ampliada, serviço de bar e cozinha, área de camping de graça, corpo de resgate e asssitencia médica, veículo de grande porte para resgate dos pilotos no raio do evento, outro veículo do meso tipo para transportar os pilotos até a rampa, área de recreação para as crianças e banheiros na rampa. Todos estes investimentos criam um ambiente confortável, com um toque familiar, onde os participantes e expectadores sintam-se à vontade para passar o dia inteiro praticando ou observando o esporte.
Em parceria com o Poder Público, o Clube investiu mais de R$15 mil nas melhorias, que deixaram a pista preparada para grandes eventos e por isso recebeu um selo da Federação Internacional de Voo e certificação da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, que garante que nenhum tipo de avião pode voar em uma altura menor de 1200 metros naquela área.
Segundo os organziadores, somente devido à atenção especial que foi dada ao esporte é que foi possível trazer o Campeonato Sul Brasileiro e a Copa do Brasil para a cidade. O próximo projeto do Clube Parapente do Vale é organizar também o Campeonato Brasileiro. ?Estamos trabalhando para isto. O evento dura dez dias, e por isso Gaspar conseguiria atrair investimentos federais?, comenta o presidente da entidade, Rodrigo Ramos de Oliveira.
As consequências das melhorias já podem ser observadas: o número de inscritos surpreendeu até os organizadores. Segundo Rodrigo, até a quarta-feira já havia 120 inscritos pagos, sendo que o limite é de 130 inscritos. Entre os inscritos estão pilotos recordistas, campeões e caçadores de títulos nacionais e internacionais. No que depender das condições climáticas, os dias prometem ser ensolarados e com boa visibilidade, tornando o evento ainda mais agradável aos olhos dos gasparenses.

Hotéis e restaurantes comemoram lotação durante o campeonato
Todos os anos, durante este período de campeonatos de parapente, não é apenas o Morro Pelado que se torna um local movimentado. Toda a parte hoteleira e de restaurantes recebe estes turistas de esportes radicais, o que torna o evento um gerador de renda para estes estabelecimentos e faz girar a economia gasparense. Com isto percebe-se o pontencial turístico que o município possui e porque vale a pena investir nele.
A iniciativa da prática do parapente começou na cidade com Ciro Beduschi, Elcio Carlos de Oliveira, Ubirajara da Silva, Cézar Serafim, Andreone Santos Cordeiro e Sérgio Luiz Spengler, dentre outros amantes deste esporte. Com o crescimento do interesse por esta área, Gaspar já virou referência e há sempre uma espera pelo campeonato todos os anos. Por isso, não é à toa que este campo está recebendo atenção e recursos, há a possibilidade de a cidade se tornar um destaque ainda maior.
A bela paisagem é apreciada por gente de toda a parte e, neste ano, podendo fazer vôos panorâmicos pela cidade, eles poderão se encantar ainda mais com Gaspar. Como um ponto turístico importante, o Morro Pelado virou, em março deste ano, um cartão postal para que os visitantes possam levar para casa uma prova das belezas naturais e arquitetônicas que aqui viram.
De acordo com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Joel Reinert, um evento desta magnetude serve também para firmar o município como um pólo de esportes radicais. ?Revistas especializadas fazem reportagens sobre isto, o que vai levar o nome da nossa cidade para todo o Brasil. Também pessoas de todos os cantos estarão aqui e conhecerão nossas atividades e atrativos turísticos?, conta ele.
Ainda segundo Joel, o papel da Secretaria está em dar apoio às ações realizadas pelo Clube, que tanto batalha para atrair eventos cada vez maiores para Gaspar.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).