A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Gaspar, em parceria com o Fazzenda Park Hotel, promove uma palestra sobre autismo no dia 26 de abril. O evento tem como tema 'Lugar de autista é em todo lugar' e será realizado em dois horários. A primeira turma começa às 9h30 e a segunda turma inicia às 13h30, com duração de aproximadamente duas horas. A iniciativa é gratuita. Interessados podem se inscrever pelos números (47) 3332-1133 ou (47) 99913-0940.
Entre os palestrantes está Ana Paula Müller, presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau e Microrregião. Ela vai falar sobre os aspectos clínicos do autismo e como se identifica uma pessoa com o TEA. Além disso, vai discursar o tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel, a respeito dos principais direitos e legislação para os autistas.
Para o presidente da CDL Gaspar, Ivan Carlos da Silva, essa é uma oportunidade para a comunidade se tornar mais inclusiva. “Nosso objetivo com esse encontro é justamente lutar pelo fim da discriminação contra as pessoas com autismo. É dever de todos construir uma sociedade mais acessível e, isso inclui o nosso comércio. O evento é totalmente gratuito e convidamos todos a participarem e sanarem suas dúvidas, a fim de construir um mundo mais justo”, destaca.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento e seu diagnóstico é clínico. Pelo Manual de Transtornos Mentais (DSM-5), o TEA é classificado como leve, moderado e grave. Entre os sintomas estão os déficits persistentes em comunicação e interação social; padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional da criança.
Os sintomas podem estar presentes nos primeiros anos de vida até os 8 anos. Sendo assim, é de extrema importância que se observem os sintomas, seu perfil comportamental e cognitivo e que se identifique como a pessoa interage com o ambiente. O tratamento do autismo engloba assistência multidisciplinar, com engajamento da família e de todos os profissionais envolvidos no tratamento, de forma que a criança desenvolva o máximo de suas potencialidades.


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).