Atenção, consumidores. A Celesc acaba de emitir um alerta para anúncios fraudulentos em sites de busca pela segunda via da fatura de energia elétrica. Trata-se do Phishing, onde criminosos pagam anúncios em páginas falsas da internet e os relacionam às buscas sobre a segunda via da fatura, para que sejam as primeiras opções em buscas no Google, por exemplo.
Ao clicar no anúncio, o consumidor é direcionado a um site criado pelos criminosos. Ele é muito semelhante ao da Celesc e, lá, as vítimas acabam informando seus dados. É neste momento que o golpista entra em contato com o consumidor e informa um QR Code falso para pagamento da fatura de energia elétrica via PIX. Fique atento: a Celesc ainda não aceita quitação da fatura via Pix e também não patrocina links em plataformas de busca.
A recomendação da Celesc é que o consumidor fique atento e que faça pagamento apenas quando o recebedor for Celesc Distribuição S.A. No caso da fraude que está sendo registrada no momento, a fatura acessada via QR Code gera outra empresa como recebedora.
Fraudes do tipo Phishing são registradas em todo o mundo e envolvem empresas dos mais diversos segmentos. Clientes que sentirem-se lesados devem registrar um Boletim de Ocorrência.


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).