As chuvas que assolaram Santa Catarina nas últimas semanas deram uma trégua, mas deixaram enormes prejuízos. Em Gaspar, o setor agrícola foi um dos mais afetados. Propriedades de nove bairros foram afetadas e cerca de 220 hectares foram atingidos.
- Arroz: 210 hectares atingidos, sendo que 42 foram perdidos por conta da grande quantidade de água que inundou as propriedades.
- Milho: oito hectares de produção totalmente alagados, com prejuízo de 100%.
- Criação de bovinos, equinos, ovinos e caprinos também foi afetada
Agricultores que precisarem de serviços da Secretaria de Agricultura e Aquicultura podem entrar em contato pelo telefone (47) 3091-2040. “Infelizmente nosso produtores tiveram cerca de 50 hectares de produção perdidas. Estamos oferecendo todo o suporte, dentro do possível da secretaria. Também seguimos trabalhando em projetos para realizar o desassoreamento dos ribeirões que cortam essas propriedades e a reconstrução das valas e tapumes rompidos por conta do grande volume de água, visando minimizar o risco em eventos futuros”, disse o secretário de Agricultura de Gaspar, Cleverson Ferreira dos Santos.
Conforme levantamento prévio realizado pela prefeitura, é necessário fazer a limpeza dos ribeirões nos bairros Santa Terezinha, Alto Gasparinho, Gaspar Mirim, Poço Grande, Pocinho e Gaspar Grande, totalizando em torno de 40 km de desassoreamento de ribeirões. A previsão de investimento para esse trabalho, recuperação dos tapumes rompidos e colocação de material é de aproximadamente R$350 mil reais.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).