Coleta de lixo continua sendo problema em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Coleta de lixo continua sendo problema em Gaspar

03/04/2009

6MD.jpgPelo menos três vezes por semana, a comerciante Leila Terezinha Oliveira separa o lixo de sua padaria para se desfazer de materiais orgânicos e outros produtos que já não lhe servem mais. Porém, nos últimos dias o lixo que deveria ser recolhido para evitar o mau cheiro, os insetos e os animais que são atraídos pelos restos de alimentos continua em frente de seu estabelecimento comercial.
O problema acontece não apenas em frente à padaria de Leila, mas em toda a extensão da rua Frei Canísio, no bairro Coloninha, e em suas transversais. "Muitos clientes que vem aqui me contam que enfrentam o mesmo problema em suas residências e já não aguentam mais o mau cheiro e os insetos", revela.
De acordo com os moradores, o caminhão do lixo deveria passar todas as segundas, quartas e sextas-feiras, mas não cumpre com o cronograma. "Às vezes, quando ele passa, vem uma vez só na semana, então ficamos com todo o lixo acumulado na frente de nossas portas. É muito ruim porque dá uma aparência muito feia", acrescenta a comerciante.
Jorge Domingues, que reside na rua Maria da Silva, uma transversal da Frei Canísio, conta que também sofre com o problema. "Eles passam de madrugada e muitas vezes deixam lixo caído no chão. Sem falar nos cachorros que sentem o cheiro e vêm rasgar as sacolas para comer o resto", aponta o morador.
As falhas no serviço de coleta de lixo já haviam sido denunciadas por moradores do bairro Gasparinho na semana passada, quando o caminhão de coleta deixou de passar pela rua Frei Solano e suas transversais.

Novo caminhão deverá normalizar a coleta
O órgão responsável pela realização da coleta na cidade é o Serviço Autônomo Municipal de Saneamento de Gaspar, o Samusa, que terceiriza os trabalhos através da empresa Recicle. Na tarde de ontem, quinta-feira, o diretor-presidente da autarquia, Lovídio Bertoldi, esteve reunido com representantes da empresa para tentar solucionar o problema.
O gerente regional da Recicle, Silvano Soares, revelou que um novo caminhão passou a circular na cidade para auxiliar nos trabalhos, aumentando para três o número de veículos que fazem a coleta. A diretoria da empresa também estuda uma nova rota para otimizar o serviços. Os novos dias e horários deverão ser divulgados em breve.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.