Começa a campanha nacional de multivacinação - Jornal Cruzeiro do Vale

Começa a campanha nacional de multivacinação

17/10/2023

A Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos foi lançada no último fim de semana Santa Catarina. Ela segue até o dia 28 de outubro, com o Dia D programado para este sábado, dia 21, data em que os postos de saúde estarão abertos para atender a população.

O objetivo da campanha é elevar as coberturas vacinais e reduzir o risco de reintrodução e/ou disseminação de doenças que podem ser prevenidas com a imunização.

Em Gaspar

Durante o período da campanha, 13 das 14 salas de vacinação de Gaspar estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 ao meio dia e às 13h às 16h30. A exceção é a unidade do Gaspar Grande, onde a conservadora aguarda manutenção e deve voltar a funcionar normalmente a partir do dia 21.

No Dia D, as unidades de Gaspar vão abrir das 8h às 16h. Estarão disponíveis as vacinas BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP – atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV).

Cidades atingidas pelas chuvas

Em municípios gravemente atingidos pelas fortes chuvas, a campanha poderá ser adiada. É importante que a população fique atenta às informações repassadas pelas secretarias municipais de saúde a respeito da vacinação.

Coberturas vacinais

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) destaca que Santa Catarina sempre foi referência na vacinação, ficando à frente de diversos estados nas coberturas vacinais e ultrapassando a média nacional. No entanto, nos últimos anos, o estado tem enfrentado uma queda na imunização. Apesar disso, no ano de 2022, SC manter uma estabilidade e, agora, em 2023, já há uma melhora e a campanha segue com o objetivo de bater a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

 

 

Edição 2125
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.