Comunidade Santa Paulina está em festa - Jornal Cruzeiro do Vale

Comunidade Santa Paulina está em festa

10/07/2010

 

Para comemorar o dia de sua padroeira, a Comunidade Santa Paulina realizará festividades nos dias 10 e 11, sábado e domingo, nas dependências da Capela Santa Terezinha. Com uma programação preparada especialmente para a ocasião, os membros esperam que um bom público prestigie esta festa em honra à Santa Paulina.

A fé na padroeira é muito forte entre estas pessoas. ?Ela é poderosa. Vimos que ela venceu na vida por ser obediente a Deus, por isso a temos como nossa padroeira? declara Constância dos Santos que, junto a seu marido, coordena a comunidade. Ela diz que recorre à santa sempre que há necessidade e que por Santa Paulina ter sido muito católica e cuidar de doentes em vida, ela é um exemplo para todos. De acordo com Constância, toda a renda desta festa será somada ao lucro da festa do ano passado e investida na reforma da capela da comunidade, que não se encontra em boas condições. 

Os festejos em homenagem à padroeira iniciam-se às 18h de sábado, 10, com a Procissão Luminosa, em que a imagem da santa irá em cima de um caminhão da Comunidade Santa Paulina até a Comunidade Santa Terezinha. Às 19h, haverá uma celebração seguida de festa nas dependências desta última comunidade, onde será oferecido completo serviço de bar e cozinha. Incluído nestas festividades está o baile com o Conjunto Tranco de Vanera, que deve se iniciar às 22h. No domingo, logo às 9h, acontece a missa com os festeiros, aberta para a comunidade em geral. Logo após haverá um almoço seguido de uma tarde dançante com o Conjunto de Vanera às 16h, com entrada gratuita. Para encerrar, às 22h será feito o sorteio da rifa, cujo primeiro prêmio é de R$6 mil.


Quem foi Santa Paulina

No ano de 2002 Amábile Lúcia Visintain, mais conhecida como Madre Paulina, é canonizada pelo Papa João Paulo II, o que a colocou definitivamente na lista de Santos e Santas da Igreja Católica. Nascida na cidade italiana de Vígolo Vattaro, imigrou para o Brasil aos 9 anos de idade, juntamente com sua família, estabelecendo-se em Nova Trento no ano de 1865. Desde pequena ajudava na Paróquia de sua cidade, engajada na vida religiosa e social. Deu início à Congregação das Imãzinhas da Imaculada Conceição junto com uma amiga. Sua vida foi dedicada à fé e à caridade, morrendo aos 77 anos de idade na Casa Geral de São Paulo no dia 9 de julho de 1942 devido à sérios problemas causados pela diabetes.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.