Um evento da magnitude da Copa Mundial de Futebol envolve a população de diversos países e inspira o desenvolvimento de trabalhos com o tema.
Um exemplo destes trabalhos é a Copinha de Futsal da Escola Dolores Luzia dos Santos Krauss, no bairro Figueira. O projeto desenvolvido pelo professor de Educação Física Milton César Cassiano, em parceria com orientação e direção, cativou os alunos que deram o máximo de si nas competições.
?O principal objetivo foi a integração entre os alunos de quinta à oitava série. E eles acabaram por se unir e passar por cima de intrigas normais em uma escola?, conta o professor. As equipes foram dividas em chaves conforme a série em que se encontravam. A chave A contava com alunos de sétimas e oitavas séries. A chave B, estudantes das quintas e sextas séries.
Já a chave C era uma mistura dos alunos de todas estas séries que estudam à tarde, pois há apenas uma sala de sétima e oitava no período vespertino. Aparir desta divisão os alunos puderam se juntar em equipes, sendo que cada uma recebeu o nome de um país que joga na Copa do Mundo.
Após alguns dias de competição, chegou-se aos vencedores. Na categoria A, o Brasil tirou o primeiro lugar e Espanha, o segundo. Japão na primeira colocação e África do Sul, na segunda, foi o resultado da chave B. Já a categoria C terá sua final nesta sexta-feira. Estes grupos receberão da escola medalhas por suas conquistas. A premiação acontece na semana que vem, com direito ao pódio e apresentações de dança. Todos os alunos que fizeram parte deste projeto irão ganhar um certificado de participação.
Atividades
Em função da participação do Brasil na Copa Mundial, outras atividades foram desenvolvidas pela escola, envolvendo diversas disciplinas em torno deste tema. Um telão exibiu a abertura do evento para os estudantes, que também assistiram filmes e fizeram debates sobre eles. Todos estes relacionados aos países participantes da Copa. Eles também desenvolveram tabelas dos jogos e aprenderam um pouco mais sobre aqueles países. Além disso, com estas atividades eles se envolvem na copa e se juntam ao resto da torcida verde e amarela. ?É bom para que os alunos aprendam a ser patrióticos, torçam e comemorem as nossas vitórias? comenta professor Milton.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).