Será que a galinha come pimenta? Ela bota ovos? A resposta para estas e outras curiosas perguntas sobre as galinhas estão na ponta da língua das crianças que integram a turma da Borboleta, o pré-escolar do Centro de Educação Infantil Vovó Benta.
O tema faz parte de um projeto iniciado a cerca de dois meses, no qual as crianças aprenderam sobre as galinhas observando o comportamento do animal e estudando em sala quais os seus hábito e costumes.
A ideia surgiu quando a professora Lucimeri Beduschi ouviu as crianças discutindo o assunto em uma roda de conversa. Um dos alunos contava que havia comido pimenta e então sentiu sua boca arder. A pergunta feita por outro foi: ?Será que a galinha come pimenta??. Esta simples indagação a professora usou como uma das bases do projeto, que tem o apoio da educadora Fernanda Fernandes.
O pequeno galinheiro construído pelo zelador Marcos Vinícius Vanzuita virou uma espécie de parada obrigatória para todos que passam pela creche. As crianças fazem questão de mostrar aos pais, quando os levam ou buscam na aula. De acordo com a professora, os pais estão participando ativamente da atividade. ?Eles sempre visitam o galinheiro, trazem reportagens e curiosidades que encontram em revistas e na internet. Temos até um painel para isto?, explica.
As crianças aprenderam como a galinha bota os ovos, o que eles são, e como os filhotes nascem, e ficaram surpresas ao descobrirem como elas são diferentes dos outros animais. Os ovos que as galinhas põem são sorteados entre as crianças, que os levam para casa. Na escola, elas aprendem que as galinhas são também alimento, já utilizaram a clara para fazer suspiros e sabem que um dia a galinha vai ser refeição na mesa de alguém.
Marcos Alves de Andrade, pai da aluna Kailane, comenta que estes trabalhos educativos são importantes para a criança. ?Faz com que ela tenha preocupação com o meio ambiente e aprenda a cuidar dos animais. E assim, elas sabem que isto traz um retorno, que, no caso da galinha, é o alimento?. A sala de 26 crianças tem apoio de toda a escola neste projeto, desde a diretora Lilian Habitzreuter até todos os 30 funcionários e o restante dos alunos, que somam 179 crianças .

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).