De Jorge Amado a Stephanie Meyer, de Machado de Assis a Meg Cabot, autores brasileiros e estrangeiros, todos eles estão presentes no rico acervo da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin. Levantar o perfil de quem lê e o quanto lê as obras disponibilizadas no local foi o objetivo da estatística levantada pela equipe de coordenação da biblioteca, que pesquisou dados do segundo semestre do ano passado e do primeiro semestre deste ano. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta semana e mostra, entre outros dados, que em ambos os anos, os usuários que estão na faixa etária de 11 a 20 anos são os que mais fazem empréstimos.
De acordo com a administradora da biblioteca e coordenadora do projeto Proler, Lúcia Kistner, o estabelecimento está em constante atualização. ?Geralmente os livros que aparecem em revistas integrando listas de mais vendidos são o que as pessoas mais procuram, alguns tem até lista de espera?, comenta. As estatísticas apontam que do ano passado até o fim do primeiro semestre deste, o número de usuários aumentou em 40 pessoas, chegando a 1652. A quantidade de empréstimos varia de 4260 no último semestre do ano passado para 4215 neste, porém, os atendimentos realizados em 2009 somam 11741, enquanto apenas nos primeiros seis meses de 2010 já chegam a 7264, um aumento de aproximadamente 20% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Na pesquisa fica comprovado que os usuários que possuem de 11 a 20 anos são os que mais utilizam o empréstimo domiciliar. Lúcia atribui este fato a duas condicionais: o trabalho executado pelo Proler e a melhoria nas publicações que interessam a esta faixa etária. Segundo ela, no programa trabalhe-se fazendo uma sensibilização desde pequenos, o que os instrui a utilizar a biblioteca e ter interesse pela leitura. Quanto à literatura infanto-juvenil, ela considera que de certo tempo para cá, o investimento na categoria aumentou muito, pois as editoras enxergaram oportunidade no público. ?Considero a série Harry Potter um divisor de águas. Foi um fenômeno de vendas e o mercado soube aproveitar isso investindo mais nos livros destinados àquela faixa etária?.
Outros fatores que fazem os números crescerem são a mudança na localização da biblioteca e a doação de cerca de dois mil livros que receberam no ano passado, e, desde então, procuram manter o acervo atualizado.
Devido ao emprego que conseguiu em um pet shop, Fabiana Graciela da Silva, 19 anos, precisa entender mais sobre raças e outras características dos cães. Para isso, ela recorreu à Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin. A jovem estava se cadastrando quando declarou que, além disso, adora ler livros informativos e que falem sobre curiosidades. Agora, com a carteirinha da biblioteca em mãos, ela poderá pegar emprestados livros sobre esta temática para ler em casa.
Há também a possibilidade de ir até o local consultar ou ler livros sem levá-los para casa, como costuma fazer Jackson Cléber de Carvalho. Ele vai à biblioteca para ler jornais desde o ano passado. Também procura livros de aventura ou de psicologia, que estão entre seus estilos literários favoritos.
Entre os diversos serviços prestados pela biblioteca estão a consulta local e o empréstimo domiciliar aos usuários que estejam devidamente cadastrados. O cadastro é vitalício, quem o tiver feito há anos atrás precisa apenas reativar. Qualquer pessoa que more no município pode se inscrever e, assim, beneficiar-se com uma agradável leitura dos mais diversos tipos de livros. Além dos dois serviços citados, há outros disponíveis, como momentos de leitura, visitas orientadas, uso da internet, exposição de novas aquisições, reserva de material bibliográfico e oficinas pedagógicas.
Quem se interessa e deseja efetuar a inscrição, deve apresentar sua Carteira de Identidade e comprovante de residência, e uma taxa de R$5 caso seja estudante ou R$7 caso não seja. Feito o cadastro, o usuário terá sua carteirinha com um número de registro, denominado número cadastral. Para poder levar os livros até sua casa, a pessoa deve apresentar a carteirinha, pois o número é necessário para registro eletrônico de empréstimo. A carteirinha deve ser renovada a cada ano e o prazo de devolução dos livros é de 15 dias.
Dentre os mais de 19600 exemplares que constituem o acervo da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, alguns títulos se destacam. Dados divulgados pela administração revelam quais são os dez livros mais emprestados.
1 ? Poderosa: Diário de uma garota que tinha o mundo na mão ? Sérgio Klein
2 ? Eclipse ? Stephanie Meyer
3 ? Lua Nova ? Stephanie Meyer
4 ? A Cabana ? William Young
5 ? A Hospedeira ? Stephanie Meyer
6 ? Crepúsculo ? Stephanie Meyer
7 ? Amanhecer ? Stephanie Meyer
? Como ser popular ? Meg Cabot
? Sorte ou azar? ? Meg Cabot
? A terra das sombras ? Meg Cabot
8 ? O Arcano nove ? Meg Cabot
9 ? Scooby Doo
10 ? Pegando Fogo ? Meg Cabot

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).