Uma completa infraestrutura foi preparada pelos integrantes do CTG Coração do Vale para receber os peões que participam do 28º Rodeio Interestadual e o 4º Rodeio Empresarial, que acontecem em Gaspar até o próximo domingo, 23. Cerca de 150 equipes de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo são esperadas para o evento, que acontece na sede do CTG, no bairro Gaspar Mirim.
As competições do Rodeio Empresarial tiveram início nesta quinta-feira, 20, e segundo os organizadores atrai novos participantes a cada ano. Além das tradicionais competições, muita comida, boa música e atrações especiais, como as apresentações de dança artística, integram a programação do evento, que é um forte impulsor do turismo para a cidade. ?O rodeio, assim como outros eventos, é muito importante, pois gera movimentação econômica e difusão das potencialidades turísticas do município, não se atendo só ao setor de rodeio, mas também aos demais setores do turismo para a cidade. É um evento de suma importância, que tem total apoio da Secretaria de Turismo?, destaca o secretário de Turismo, Joel Reinert.
Programação
Enquanto as competições do Rodeio Empresarial já tiveram início, nesta quinta-feira, o Rodeio Interestadual ainda espera pela sua abertura oficial, que acontece nesta sexta-feira, 21. Porém, antes do início das competições, acontece o tradicional desfile dos peões pelas ruas da área central da cidade.
Às 14 horas iniciam as competições da Taça Cidade, seguidas pelas competições da Taça Empresarial. A animação na noite desta sexta-feira será garantida pela dupla Everton & Murilo e também pelo músico João Luiz Corrêa.
No sábado a primeira disputa será a prova do laço, com início às 8 horas. As atrações seguem durante todo o dia e terminam com mais uma animada noite sob o embalo do grupo Candieiros.
O laço de equipe abre as competições de domingo, às 8 horas, e após, às 10 horas, acontece a tradicional missa crioula. Ainda no domingo, às 14 horas, acontece a competição da Vaca Parada e após, às 16 horas, o grupo Gaitaço Fandangueiro garantirá a animação do público.
Atividades do CTG Coração do Vale iniciaram em outubro de 1978
Fundado em 29 de outubro de 1978, o CTG Coração do Vale completa neste ano 32 anos de atuação no município. A história começou em 1977, quando os gasparenses que participavam do CTG de Blumenau acharam interessante a ideia de fundar o CTG de Gaspar. A fundação aconteceu na residência de Salésio Conceição.
Em 1982 aconteceu o 1º Rodeio Crioulo de Gaspar. Desde então anualmente no mês de maio acontece o rodeio oficial do CTG Coração do Vale. Este rodeio é um dos eventos que mais reúne público em Gaspar.
O CTG também tem seu lado beneficente, pois com frequência cede suas instalações para reuniões de associação de pais, associações de bairro, festas de aniversário, casamentos, batizados, reuniões políticas a até exposições agropecuárias.
CTGs resgatam a tradição gaúcha
Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são sociedades civis sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha tal como foi codificada e registrada por folcloristas reconhecidos pelo movimento.
Diferenciam-se de Departamentos de Tradições Gaúchas, porque esses últimos geralmente estão ligados a alguma instituição.
Visam à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos, através da dança, do churrasco e de esportes. Existe muitos Centros de Tradições Gaúchas no Brasil, mas principalmente no estado do Rio Grande do Sul.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).