A equipe da Casa das Oficinas Dagobert Günther vai estar no Coreto Municipal durante toda esta quinta-feira, 12, para comemorar com a comunidade a passagem do Dia Nacional das Artes, comemorado em todo o país no dia 12 de agosto.
Durante todo o dia haverá uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da Casa das Oficinas e as 9h30 e as 13h30 a professora Lúcia Pamplona Schramm fará uma oficina de customização para as pessoas da comunidade. A oficina será gratuita e todo o material será oferecido pela Casa. Ao todo, cinco pessoas poderão participar de cada turma.
Moema Beduschi, coordenadora da Casa, explica que no local também serão realizadas inscrições para os cursos que estão com vagas em aberto na Casa das Oficinas. ?Temos vagas para cursos de pintura em tecido, desenho, mosaico, pintura em tela, biscuit, EVA, cerâmica, decoupage, e teatro para adultos, que será uma nova turma que estamos abrindo?, explica. Todos os cursos oferecidos no local são gratuitos e os alunos oferecem apenas uma contribuição espontânea de R$10 para a aquisição de materiais.
Dayro Bornhausen, diretor de Cultura do município, explica que o departamento tem buscado resgatar algumas datas comemorativas ligadas à cultura e que a atividade desta quinta-feira faz parte do calendário de eventos. ?Comemoramos o Dia da Música Clássica, Dia da Dança, do Capoeirista, e agora vamos comemorar o Dia das Artes. Através destas comemorações promovemos a cultura na cidade. A arte tem muitas funções, promove a ocupação, tira as pessoas da ociosidade, contribui para a formação do ser humano, desenvolve a sensibilidade, promove uma reflexão sobre a vida, entre outras funções?, aponta.
Casa das Oficinas
Criada em julho de 2007, a Casa das Oficinas completou em 2010 três anos de atendimento à comunidade. O local é mantido pelo Departamento de Cultura e oferece 16 cursos, todos gratuitos, voltados para a comunidade. Entre as oficinas estão aulas de customização, pintura em tela e tecido, E.V.A., cerâmica, mosaico, decóupage, biscuit, crochê, teatro, violão, teclado, canto coral e canto popular.
Segundo Moema, atualmente cerca de 400 alunos participam das aulas, mas a capacidade é para cerca de 500 pessoas. ?Por isso faremos a divulgação no Coreto nesta quinta-feira, e assim vamos tentar alcançar novos alunos?, explica. Além disso, Moema revela que a casa onde funcionam as aulas está ficando pequena para receber os alunos e em breve precisará de uma ampliação.
edição 1219

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).