Italianos, alemães, africanos e açorianos. Todos estes povos foram estudados pelos alunos do ensino médio do colégio Frei Godofredo desde o mês de abril até agora, com o intuito de fazer do III Festival Frei Godofredo de Cultura Brasileira, um espetáculo a ser apreciado por toda a comunidade. As ações planejadas pelos alunos serão apresentadas no dia 25, sábado, por meio de exposições, culinária, apresentações teatrais, musicais e de dança.
Os estudantes do ensino médio foram divididos em quatro grupos e cada um deles pesquisou a fundo um destes povos, aprendendo, desta forma, os vários aspectos culturais e históricos que tais etnias possuem. Foi por meio das pesquisas realizadas que os alunos puderam planejar as ações e trabalhos que desejassem apresentar. Esta longa jornada de trabalho foi necessária para que os estudantes organizassem ensaios, fizeram os preparativos e deixassem tudo pronto para a apresentação do dia 25. ?Acho fundamental que os alunos estudem o assunto porque são os povos que compõe o mosaico da nossa região. Assim, eles podem ver o significado de várias tradições e a influência da cultura destes povos na formação da nossa sociedade?, afirma Ana Luiza Mette, professora de história.
O lançamento do projeto aconteceu no dia 9 de abril, quando diversos grupos foram convidados a se apresentarem no educandário, dando aos alunos a oportunidade deste contato cultural. A Banda São Pedro e o Circolo Italiano de Blumenau são dois exemplos dos vários grupos presentes naquele momento. Este foi o pontapé inicial do projeto que conta a história destes povos que resolveram tentar a vida em um novo país e escolheram o estado de Santa Catarina para construir uma nova vida.


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).