Desenvolvimento econômico: prefeitura, Acig, CDL e Ampe fazem balanço sobre o presente e o futuro de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Desenvolvimento econômico: prefeitura, Acig, CDL e Ampe fazem balanço sobre o presente e o futuro de Gaspar

17/03/2024
Desenvolvimento econômico: prefeitura, Acig, CDL e Ampe fazem balanço sobre o presente e o futuro de Gaspar

O desenvolvimento econômico é uma peça fundamental no quebra-cabeça do progresso urbano. Cidades que adotam uma abordagem proativa para promover o crescimento econômico não apenas prosperam economicamente, mas também cultivam comunidades mais inclusivas, dinâmicas e resilientes. Em um mundo cada vez mais interconectado e competitivo, o compromisso com o desenvolvimento econômico torna-se mais que uma escolha sábia: uma necessidade urgente para garantir um futuro próspero para as gerações vindouras.

Em sua essência, o desenvolvimento econômico refere-se ao processo de melhorar as condições de vida de uma população por meio do crescimento econômico sustentável. Isso envolve a criação de oportunidades de emprego, o estímulo ao empreendedorismo, a diversificação da base econômica, o investimento em infraestrutura e o acesso a serviços essenciais, como educação e saúde. Um desenvolvimento econômico bem-sucedido não apenas aumenta a renda per capita, mas também promove a inclusão social e reduz as desigualdades.

Em Gaspar, muito se faz pelo desenvolvimento econômico. Dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) dão conta de que a cidade Coração do Vale é a décima oitava com o maior número de empresas no território catarinense, totalizando 13.942 empresas ativas. Destas, 7.749 são Microempreendedores Individuais (MEIs). Segundo o painel de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, Gaspar tem 25.935 pessoas trabalhando com carteira assinada no munípio. As informações são da última atualização, de dezembro de 2023.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo de Gaspar coordena a elaboração e implantação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo; desenvolve programas e projetos voltados à geração de trabalho, renda e turismo; elabora ações que promovam o desenvolvimento econômico sustentável; promove a organização do setor informal da economia do município e ações de apoio às micro e pequenas empresas, interagindo com outros órgãos governamentais e não governamentais congêneres; produz, sistematiza e disponibiliza informações socioeconômicas do município, principalmente questões de emprego, qualidade de vida, qualidade de mão de obra, infraestrutura e logística; acompanha política de incentivos na forma da lei; desenvolve programas de qualificação e requalificação profissionais; e elabora, acompanha e controla outras ações consideradas necessárias ao exercício de sua competência.

Pablo Fachini, responsável pela pasta, destaca que Gaspar trilha um caminho próspero. “Gaspar é uma cidade que cresce a cada dia e tem muito potencial. Enquanto poder público, seguimos dando apoio aos empreendedores e investidores que já estão aqui ou que querem se instalar no nosso município. Parabenizo a força do nosso povo, que é muito trabalhador. Tenho muito orgulho de tudo que a gente desenvolveu”.

ACIG

A Associação Empresarial de Gaspar (ACIG) tem como principal objetivo ser um instrumento facilitador para a classe empresarial, orientando os empresários locais quanto às melhores práticas de gestão, fornecendo-lhes soluções e informações que podem influenciar diretamente seus negócios, promovendo capacitações e sendo um canal de comunicação com a esfera pública e outras entidades para o atendimento de suas demandas. A ACIG defende os interesses da classe empresarial e se posiciona como uma entidade que visa ações que promovam o desenvolvimento local. A ACIG completa 42 anos de atuação em 2024 e conta hoje com cerca de 200 associados.

De acordo com Edemar Ênio Wieser, presidente da Acig, investir em ações que possibilitem o desenvolvimento econômico local é uma das maiores preocupações da entidade, desde a sua fundação. “Por isso, trabalhamos a premissa de que toda e qualquer iniciativa que venha a agregar conhecimento e oportunidade de crescimento para os empresários locais e para a comunidade gasparense é de grande valor. É importante pensar e agir no coletivo, em prol de um bem comum e maior, que promova uma abordagem colaborativa e visionária para construir uma cidade mais próspera, sustentável e inclusiva para todos os moradores”. Ao promover setores-chave, se constrói uma base econômica mais sólida e resiliente. Isso reduz a dependência de um único setor e aumenta a capacidade do município se adaptar a mudanças, garantindo sua sustentabilidade a longo prazo.

A ACIG felicita a todos os moradores de Gaspar pela passagem de mais um aniversário de emancipação política neste dia 18 de março. “Ao longo dos anos, nossa cidade tem sido o lar de muitos sonhos, realizações e momentos inesquecíveis; por aqui, cada local é rico em história, cultura e potencial empreendedor. Neste aniversário de 90 anos, devemos exaltar gratidão a todos os cidadãos que contribuíram para moldar o que somos hoje, um lugar próspero e acolhedor. Que possamos renovar nosso compromisso com o futuro de nossa cidade e que continuemos a trabalhar juntos para promover o crescimento econômico, a inovação e o desenvolvimento sustentável, garantindo que as gerações futuras possam desfrutar dos mesmos benefícios que nós e oportunidades ainda melhores”, conclui o presidente.

CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Gaspar tem como principais demandas atualmente auxiliar e defender os interesses dos associados, fortalecendo suas empresas e aumentando cada vez mais o número de vendas. Junto com o SPC Brasil e Serasa, fornece o melhor birô de crédito da América Latina, blindando suas vendas com a resposta de crédito assertiva, mais rápida e completa do mercado. Além disso, promove grandes eventos como os Sábados Especiais, Liquida CDL, Festival da Cerveja CDL, Passeio Ciclístico e Domingos da Família CDL, gerando qualidade de vida para os gasparenses e clientes visitantes, que além de aproveitar os eventos, visitam o comércio local, impactando diretamente na economia do município.

Há muito tempo, a CDL Gaspar vinha lutando para conseguir melhorar ainda mais suas consultas e, em 2021, esse sonho virou realidade. Hoje, Gaspar tem uma CDL nacionalmente filiada ao SPC Brasil e SERASA, ofertando para nossos associados a melhor consulta da América Latina. Junto com essa conquista, a entidade trouxe novos associados, devido a qualidade de consultas para CNPJ, necessária para empresas têxteis, confecções e indústrias em geral de Gaspar.

A CDL destaca títulos que às vezes não aparecem, mas que são muito importantes para a entidade: depois de 46 anos de fundação, conseguimos atingir grandes posições em Santa Catarina, somos a sexta maior CDL no volume de consultas de SPC Brasil e SERASA e estamos entre as 10 maiores e melhores do Estado. A campanha de Natal, está entre as cinco maiores em premiação estadual. No final de 2023, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Gaspar e Sindilojas passaram a atender em nova sala comercial, mais ampla, aconchegante, atraente e acessível para a população. Anualmente, promove palestras nacionais, como: Rodrigo Pimentel e Caito Maia.

De acordo com o presidente da CDL, Luiz Hamilton Krauss, a entidade tem 350 associados. Os mais antigos, associados desde a inauguração, são o Bazar União, Casa J Passos e Cine Foto Mary. Ele comemora o sucesso da entidade. “São muitas conquistas, que são fruto de um setor comercial e industrial muito forte, que ajuda a desenvolver a Gaspar. Em nossa cidade, priorizamos a qualidade dos produtos e serviços e o atendimento com excelência para a população, esse é um grande diferencial da nossa gente”. Luiz Hamilton deseja o melhor para Gaspar: “São 90 anos de história, esperamos que nos próximos anos, nosso comércio, indústria e turismo cresçam ainda mais de forma integrada, movimentando e oferecendo oportunidade, desenvolvimento e qualidade de vida para as pessoas que aqui vivem”.

AMPE

A Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Ampe) de Gaspar conta atualmente com 164 associados, sendo 57% do setor têxtil, 29% do setor de prestação de serviços e 14% da indústria e construção civil. De acordo com a entidade, as empresas associadas há mais tempo, toda com mais de 20 anos de parceria, são: Plantão Intimus, Confecções Paxá, Hury Confecções e Dadomile Confecções.

De acordo com Diogo Schmitt Tomaz, presidente da Ampe, reforça as principais conquistas da entidade nos últimos anos. Ele dá destaque à ampliação da representatividade: “A AMPE expandiu seu alcance para além do setor têxtil, abrangendo hoje diversos setores da economia local. Essa diversificação fortalece a entidade e amplia sua capacidade de atender às demandas de um número maior de empresários”.

Ele ainda pontua a criação de núcleos setoriais. “Os núcleos setoriais promovem o encontro mensal de empresários de áreas específicas, possibilitando a troca de experiências, a criação de demandas conjuntas e o desenvolvimento de projetos, eventos e cursos direcionados às necessidades de cada setor”.

Outra conquista é a realização de eventos de sucesso. “A AMPE, em parceria com o Sebrae, organiza diversos eventos que se tornaram referência em Gaspar, como a Expoempreender, a Rodada de Negócios e as Comitivas Internacionais”.

Segundo Diogo, o crescimento exponencial da entidade também deve ser mencionado. “A Ampe vivenciou um crescimento de 246% no último semestre em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento é resultado do trabalho consistente da entidade e demonstra sua importância para o desenvolvimento do município”.

A expansão para novos nichos é outro ponto enfatizado pelo presidente da Ampe. “A entidade está projetando um crescimento ainda maior para o final do ano, com a implementação de grandes projetos, profissionalização da gestão e automatização dos processos internos e relacionamento com nossos associados e a criação de dois novos núcleos setoriais: o Núcleo Contábil e o Núcleo de Cooperativas de Crédito”.

 

*Foto: Guilherme Spengler

 

 

 

Edição 2144

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.