Nesta sexta-feira, dia 3 de novembro, a Defesa Civil de Gaspar registrou seis ocorrências relacionadas à chuva que cai na cidade desde quinta. O município já acumulou uma média de 75mm de chuva e às 10h o rio Itajaí-Açu estava 4,02metros acima do seu nível, metragem considerada dentro da normalidade.
Foram registrados alagamentos, deslizamento de terra em via pública e deslizamento em residências. Os agentes da Defesa Civil estão nas ruas orientando a comunidade.
De acordo com a previsão do tempo, as chuvas devem continuar intensas até sexta-feira, dia 3, com uma expectativa de mais 40mm. Devido ao solo encharcado, o risco de deslizamentos ainda é alto. Pessoas que residem próximas a encostas e áreas de risco devem ficar atentas a qualquer movimentação. Caso percebam algum movimento do solo, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 e, em casos mais graves, sair de casa e procurar abrigo.
Em casos de alagamentos ou acúmulo de água em vias, é importante evitar o contato com as águas e não dirigir nessas áreas. Também evitem transitar em pontilhões e pontes submersas e tenham cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
A Defesa Civil está de plantão pelo 199 e WhatsApp (47) 99236–2147.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).