Dia do conselheiro tutelar: zelo pelos direitos das crianças e dos adolescentes - Jornal Cruzeiro do Vale

Dia do conselheiro tutelar: zelo pelos direitos das crianças e dos adolescentes

18/11/2022
Dia do conselheiro tutelar: zelo pelos direitos das crianças e dos adolescentes

No dia 18 de novembro é celebrado o Dia do Conselheiro Tutelar, aquele profissional que tem como dever zelar pela proteção e direitos das crianças e adolescentes. Em Gaspar, o Conselho Tutelar atua há 27 anos e todo o serviço prestado é feito a partir de denúncias. Na cidade, a cada ano são atendidas em média 800 novas ocorrências, além das que já estão sob atenção do órgão.

Em Gaspar, cinco conselheiros tutelares trabalham em prol dos menores de idade. “Nós lutamos para que os direitos das crianças e adolescentes sejam resguardados pela família, pela sociedade e pelo estado. E quando algum destes falha em sua função, nós aplicamos as medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente para restabelecer aquele direito que foi violado”, explica a presidente do Conselho Tutelar em Gaspar, Mayndra Tonet Francisco.

A presidente tem 28 anos e há quatro desempenha as tarefas junto à instituição. Pra ela, esta função é desafiadora, pois diariamente se depara com situações diferentes, atípicas e até mesmo graves. Mas a alegria em servir é sempre superior a qualquer empecilho. “Agradeço sempre a Deus a oportunidade que tenho de crescer e me desenvolver como pessoa todos os dias, pois com as diversas situações que lidamos no dia a dia, todos nós aprendemos e buscamos nossa evolução enquanto ser humano e em ser melhor ao nosso próximo”.

Para atuar em uma causa tão importante como esta, é preciso se manter firme diante der situações que, muitas vezes, são difíceis de mudar. Mayndra diz que um dos maiores desafios é justamente “manter a mente e o psicológico equilibrados para lidar com as diversas situações vivenciadas nesta profissão e a frustração em não haver políticas públicas efetivas no município, que poderiam diminuir drasticamente a violação de direitos que enfrentamos com nossas crianças e adolescentes todos os dias”.

Como denunciar

O Conselho Tutelar presta atendimento a partir de denúncias que podem ser feitas de forma presencial, via telefone, pelo disque 100, nas escolas, unidades de saúde ou delegacias. Sempre que uma denúncia é feita, os conselheiros tutelares realizam o agendamento com a família, bem como as crianças e adolescentes, para verificar as informações e aplicar as medidas de proteção previstas nos arts. 101 e 136 do ECA, conforme cada caso.

Conselheiros tutelares de Gaspar:

André Luis da Conceição, Mari Inez Testoni Theiss, Mayndra Tonet Francisco, Márcio Sansão, Josiane Cristina dos Passos Zuchi e Maria Marlise Rita (conselheira tutelar suplente).

 

 

 

Edição 2081

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.