O comércio sempre se prepara para suprir demandas quando grandes datas comemorativas se aproximam. A situação não poderia ser diferente com o Dia dos Pais, momento em que todos os produtos relacionados ao universo masculino ganham destaque nas vitrines e prateleiras da rua central da cidade, e que um horário especial garante que nenhum pai seja esquecido em sua data mais especial.
As expectativas de venda da Câmara de Dirigentes Lojistas são as melhores possíveis para o Dia dos Pais deste ano. ?Acredito que haverá um aumento de pelo menos 10% em função da data? afirma Maristela Marquetti Massaneiro, gerente executiva da CDL de Gaspar, otimista com o possível crescimento das vendas. Para que o aumento seja efetivo, haverá um horário especial para a data. No dia 6, sexta-feira, o comércio abre as portas às 8h e trabalha até às 19h, sem horário de almoço. E no sábado, 7, o horário de trabalho vai das 8h às 16h, também sem fechar para o almoço. Além disso, há muitas promoções oferecidas por diversas lojas que se localizam no centro da cidade, e que podem ser aproveitadas pelas mães e filhos na hora de escolher o presente ideal para o progenitor.
Na semana que antecede a celebração do Dia dos Pais, os produtos que tomam conta das vitrines são um pouco diferentes do normal. A parte de vestuário passa a se voltar para as camisas, camisetas e outros artigos masculinos. Vitrines do setor de calçados passam a ter um espaço maior para sapatos sociais e tênis, e as lojas voltadas para a perfumaria e cosméticos mostram tudo o que podem oferecer para um pai mais vaidoso. Eletrônicos também fazem parte da lista de presentes que costumam agradar os pais, sendo que os aparelhos celulares são uma das opções mais levadas em conta neste dia. Edmar João Campos, proprietário da Julis Calçados, confirma a lucratividade da data e diz que as expectativas as grandes para a data. ?É a segunda data que mais vendemos no ano. As vendas feitas nesta data só perdem para o Dia das Mães?.
Dia dos Pais
A data começou a ser comemorada em 1909, na pequena cidade de Spokane, nos Estados Unidos, e foi criada por uma moradora do local, Sonora Luise, que decidiu demonstrar sua admiração pelo pai desta forma.
No Brasil, a criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, sendo comemorada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953.
edição 1217
edição 1217

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).