Buracos nas ruas de Gaspar são alvos de reclamação não apenas de moradores de ruas de barro, mas também de habitantes da área urbana. Na localidade do Bela Vista, a situação está crítica, há buracos ao longo de toda a via principal e também em algumas ruas adjacentes. Na Clara Schmitz, o buraco aberto para a realização de uma obra do Samae foi tampado com macadame e o paralelepípedo está em cima de calçadas e nas margens das ruas. Indignados, os moradores desta região pedem a atenção do Executivo Municipal para que o problema seja resolvido.
O presidente da Associação de Moradores do bairro Bela Vista, Jean Grimm, reclama do descaso da Prefeitura municipal para com a localidade. ?Estamos encaminhando agora um ofício que mostra a situação das ruas, mas, de qualquer forma, este problema já é de conhecimento do Executivo. Nosso bairro precisa de manutenção?. De acordo com Jean, passam muitos ônibus e caminhões pelas ruas, o bairro está crescendo e a manutenção da prefeitura não consegue acompanhar.
Ele diz que já houve a promessa de fazer uma reforma geral, colocar asfalto novo nas ruas, mas que foi apenas uma promessa.
A Secretaria de Obras diz ter conhecimento dos problemas de buracos nas ruas Adriano Kormann e José Humberto Zimmermann, e acrescenta que tanto a recolocação dos paralelepípedos da Clara Schmitz quanto a operação tapa buraco devem entrar na programação de obras a serem executadas na próxima semana. ?No caso da obra do Samae, foi colocada uma tubulação e o buraco foi tampado com macadame. É necessário esperar a terra assentar antes de fazer a recolocação dos paralelepípedos para que não se formem buracos nas ruas?, justifica o secretário de Transporte e Obras Soly Waltrick Antunes Filho.
O estado das vias da localidade Bela Vista é um problema que foi apresentado pelo vereador do bairro, Jorge Luis Wiltuschning, à citada Secretaria. O vereador diz que está sempre circulando pelo bairro e, quando percebeu que as estradas estavam esburacadas resolveu levar o problema diretamente ao secretário de Obras. De acordo com ele, há uma equipe desta pasta está constantemente cuidando da manutenção das vias, mas que para que aquelas que são feitas de asfalto sejam devidamente arrumadas, é preciso que o tempo colabore.
? As ruas estão muito precárias. Em épocas de política, quando vereadores vinham pedir votos, eu sempre falava dos buracos e eles diziam que iam resolver. Passada esta época, fomos esquecidos, ninguém lembrou de nossa situação.
João Elias da Silveira Filho, 40 anos
? Esta situação existe há muito tempo. O problema mesmo é a quantidade de ônibus que passam pelas ruas. A única coisa que fazem é tentam tampar os buracos, às vezes, usando até mesmo barro. Enquanto não fizerem um asfalto totalmente novo, este problema não vai ser resolvido.
Geisa Steinhauser, 24 anos
? Acho que estamos em uma situação crítica. É ruim para o movimento da farmácia em que eu trabalho, onde há um grande buraco na frente. Em dias de chuva, isto forma uma poça e sempre que passa um carro, respinga na farmácia. Os clientes reclamam. Para subir o morro que tem aqui perto, os carros passam pela rua em alta velocidade, sinceramente, não sei como não quebram as rodas nos buracos.
Dilma Moser da Silva, 53 anos
edição 1214

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).