Alguns estavam caracterizados, outros gesticulavam, a entonação era cuidadosa em cada palavra. Alguns deixaram o nervosismo transparecer, outros pareciam estar em casa. Assim estavam os estudantes que participaram do Recital Lítero-musical de Inverno, organizado pelo Departamento de Cultura na noite desta quarta-feira, 14, e que reuniu autoridades municipais, pais, professores e comunidade em geral na plateia.
MAIS FOTOS AQUI
Com um suave acompanhamento musical, as crianças declamaram poemas de variados autores como Machado de Assis, Vinícius de Moraes e Cecília Meirelles, fazendo com que houvesse diversidade de estilos de poesia. ?São manifestações culturais que, além de despertarem o gosto pela arte e literatura, trabalham na criança a coragem de se apresentar diante de um público, favorecendo o crescimento global da criança?, comentou o secretário da Educação Neivaldo da Silva.
Ao todo, foram recitadas 24 poesias, intercaladas com apresentações musicais. Bruna Sansão, 1° lugar da categoria B do FEC, cantou a música ?Paisagem na Janela?, Daniela Fernanda Chiodini, 1° lugar da categoria F, interpretou ?Todo o azul do mar?. Ambas foram acompanhadas pela dupla Guilherme e Eduardo, que também cantaram a música ?Te Devoro?.
De acordo com o coordenador de eventos do Departamento de Cultura, Gabriel José Correa, as escolas costumam utilizar o Recital de Inverno como uma preparação para o concurso de declamação de poesias que acontece no mês de outubro.
?Além disso, depois que os recitais foram iniciados no município, várias escolas começaram a desenvolver recitais internos para selecionarem os alunos que irão participar dos concursos. Há escolas que fazem, inclusive, recitais em outras línguas?.
Um destes educandários é o Colégio Madre Francisca Lampel. Todos os anos a professora Rosemary Monnerat realiza um sarau em espanhol, idioma que leciona. Ela diz que já faz cerca de cinco anos que tem o recital como parte de sua disciplina, tanto que ele representa uma das notas dadas no segundo bimestre. ?O sarau nasceu de uma admiração muito grande por Pablo Neruda, que foi o primeiro a ser homenageado através da declamação de suas poesias. Gabriel García Marques foi outro, mas depois decidi deixar o tema e apresentações livres?, conta a professora, que neste ano contou até mesmo com um teatro nesta atividade. O ambiente do sarau é sempre decorado, com música de fundo, tudo propício para o envolvimento na poesia.
EDIÇÃO 1212

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).