Mais de trezentas mulheres de todo o estado estiveram em Gaspar nesta quinta-feira, 22, para participar do 1º Encontro Estadual das Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer. O evento aconteceu durante todo o dia, no Bela Vista Country Club, e contou com a participação de voluntárias de 28 cidades catarinenses.
MAIS FOTOS DESTE EVENTO AQUI
Na programação do encontro estavam palestras de variados temas ligados aos trabalhos desenvolvidos pelas senhoras de rosa, como são conhecidas as voluntárias. O encontro teve como principal objetivo capacitar as voluntárias e promover uma maior integração entre as Redes Femininas. ?Sempre tivemos encontros regionais e desta vez decidimos reunir todas as entidades do estado para este importante momento de troca de experiências e troca de idéias?, explica a presidente estadual da Rede, a gasparense Aglaê Nazário de Oliveira.
Há dois anos à frente da entidade no estado, Aglaê destaca que o compromisso da entidade é congregar as Redes e promover a integração.
Atualmente a Rede Feminina de Combate ao Câncer possui 5.200 voluntárias ligadas à 62 instituições. Somente em 2009, 106 mil mulheres foram examinadas em todo o estado pelas senhoras de rosa, que oferecem orientação, exames, e dicas para a prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero.
Programação
O evento teve início com uma palestra sobre a Interpretação do laudo pela imagem, seguido de uma discussão sobre os direitos das pacientes com câncer. Após o almoço de confraternização, as participantes assistiram uma palestras sobre o vírus HPV, outra sobre Amor e Prazer na sexualidade feminina e outra sobre os direitos e deveres das voluntárias. O encontro encerrou com um bate papo sobre o estatuto da Rede Feminina e as eleições no estado, organizado pela presidente estadual da Rede.
Gaspar
Em Gaspar, 43 voluntárias se revezam para garantir os cuidados com a saúde das mulheres gasparenses que procuram a Rede Feminina para fazer seus exames. Atualmente a entidade atende em um espaço alugado, mas as obras da sede própria estão em processo de finalização e logo as senhoras de rosa deverão estar sua sede, com amplo espaço para o atendimento à comunidade.
edição 1214

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).