
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Aquicultura de Gaspar, promove no dia 3 de março uma reunião técnica sobre produção e colheita de arroz. O encontro será realizado na propriedade do produtor Elmar Bailer, na Estrada Geral da Guaruba, bairro Gaspar Grande, e é aberto a todos os interessados na atividade.
A reunião terá como foco o cultivo e a colheita do arroz, com a apresentação de dados sobre o desempenho da safra atual e a produtividade das cultivares de arroz irrigado desenvolvidas pela Epagri e observadas nesta temporada. Também serão abordados o diagnóstico agrometeorológico, o cenário climático esperado e recomendações para o uso do rolo-faca no manejo da palha. Segundo a extensionista Natália, as informações podem auxiliar os produtores na escolha das sementes para a próxima safra.
Gaspar possui cerca de 2.700 hectares de área plantada de arroz, com produtividade média entre 160 e 180 sacas por hectare. A expectativa é que a safra alcance aproximadamente 26 mil toneladas, movimentando cerca de R$ 22 milhões na economia local. A cadeia produtiva do arroz gera empregos diretos e indiretos e tem papel relevante no fortalecimento do comércio agrícola do município.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).