Mais de 160 mil kits contendo camisetas, bonés e livros para o professor e para o aluno estão sendo encaminhados às escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina para a 2ª edição do projeto ?Viva sem Drogas?.
As escolas de Gaspar devem receber o material em breve e os professores já esperam ansiosos para utilizar o kit como mais uma ferramenta na conscientização dos estudantes sobre o perigo das drogas.
Para a diretora da escola Arnoldo Agenor Zimmermann, Marli Sontag, todo recurso é importante no momento de prevenir o uso das drogas. ?Nossos alunos receberam um profissional da Furb há poucos dias para falar sobre o tema e agora receberemos este kit, que irá nos ajudar, e ainda pretendemos aplicar o projeto Viva sem Drogas em nossa escola. Tudo isso ajuda na prevenção?, opina a educadora.
Na escola Marina Vieira Leal, no Bateias, o tema drogas também é sempre abordado e a diretora Ivone Schmitt também acredita que o projeto Viva sem Drogas vem a somar nas ações já realizadas pela escola. ?As drogas são tema frequente de nossos projetos, até porque nossos alunos estão inseridos em uma comunidade onde o tráfico é comum, por isso sempre damos destaque a este tema?, comenta.
Projeto
O ?Viva sem Drogas? foi lançado em 2009 nas 1.390 instituições de ensino da rede pública estadual com o objetivo de envolver todos os seguimentos da escola, esclarecer sobre os problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e incentivar a prevenção. ?O projeto tem como prioridade absoluta a Vida?, destaca a diretora de Apoio ao Estudante, Rogéria Diégoli.
O kit servirá de subsídio pedagógico para a realização de um concurso, que terá etapas local, regional e estadual. Cada escola poderá inscrever trabalhos nas categorias jingle, folder, cartilha educativa de prevenção ao uso indevido de drogas e projeto de prevenção.
O material deve ser entregue nas Gerências Regionais de Educação até 21 de outubro de 2010. Os dois melhores projetos de prevenção da escola e os demais selecionados serão premiados pela Secretaria Estadual de Educação. ?O uso de drogas é uma prática disseminada na sociedade e vem trazendo consequências desastrosas?, aponta a gerente de Valorização ao Educando, Elizete Ouriques.
Para a gerente, é necessário promover ações que valorizem a autoestima dos estudantes, mantendo-os ocupados com atividades saudáveis, enriquecedoras e atraentes para minar espaços por onde as drogas podem entrar. ?Outra forma de erradicar as drogas é demonstrar aos filhos o quanto são amados e acolhidos pela família, pela escola, pela comunidade e pela sociedade?, finaliza Elizete.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).