Os pais que possuem filhos em idade escolar precisam ficar atentos ao período de matrícula e rematrícula para as escolas da rede estadual de ensino. Desde a última segunda-feira, 4 de outubro, as escolas Frei Godofredo, Frei Policarpo, Ivo D? Aquino, Honório Miranda, Marina Vieira Leal, e Arnoldo Agenor Zimmermann, estão fazendo a renovação da matrícula dos estudantes que já integram o quadro de alunos da escola. O prazo para o término da renovação das matrículas é dia 15 de outubro.
A partir desta sexta-feira, 8, até o dia 22 de outubro, serão efetuadas as matrículas dos alunos transferidos de outras unidades e dos novos educandos, inclusive da 1ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Os dirigentes da Secretaria de Estado da Educação lembram a todos os pais que é fundamental que a criança e o jovem sejam matriculados em escolas, estaduais ou municipais, mais próximas de sua residência ou do trabalho dos pais, pois a chance de conseguir vaga é maior.
Na rede municipal de ensino, a previsão é de que o período de matrículas inicie a partir do dia 4 de novembro.
Requisitos para o ingresso de alunos
Para ingressar no Ensino Fundamental, a criança terá de ter, no mínimo, seis anos de idade, completados até 31 de março de 2011.
Para o período noturno, a escola deve priorizar o oferecimento de vagas para alunos na faixa etária dos 15 aos 17 anos e que, comprovadamente, não possam frequentar as aulas durante o dia. Poderão ingressar nos cursos de ensino Médio os que concluíram o Ensino Fundamental.
EJA
Já na EJA, deverá ser respeitada a idade de 18 anos para a matrícula no Ensino Fundamental e Médio. Alunos a partir de 15 anos poderão se matricular somente nos seguintes casos: residentes em zonas rurais, onde não há oferta de ensino regular e acesso ao transporte escolar; alunos com defasagem idade/série superior a três anos, em lugares onde não existe ensino noturno; alunos de educação especial, após análise da Fundação de Educação Especial e SED; alunos que estão trabalhando em sistema de rodízio de turmas; alunos em situação de risco, indicados pelo Ministério Público; e alunos egressos do Programa Santa Catarina Alfabetizada.


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).