Especial: Pais que inspiram gerações - Jornal Cruzeiro do Vale

Especial: Pais que inspiram gerações

14/08/2022

Um relacionamento especial e diferenciado, de muita amizade e confiança. Foi assim que se fortaleceu a base de uma linda história de vida, passada de pais para filhos. Ela teve início com dois grandes amigos da década de 70: Solano Censi e Roberto Spengler. No fim dos anos 90, eles uniram o comprometimento, conhecimento e experiências para criar a Censi Máquinas.

Essa história começou com uma simples tornaria na garagem da casa de Solano, após a tentativa frustrada de formar a empresa com outros sócios. Foi quando os amigos fizeram de seus valores e sonhos a grande motivação para vencer todas as dificuldades. E a união é a chave desta parceria que deu certo. E foi, em ambiente familiar, que os filhos de Solano e Roberto vivenciaram o dia a dia da construção desta empresa gasparense de sucesso. Foi também em um misto de amor pelo pai somado ao amor pela profissão que a filha mais velha de Solano, Sheila Censi Braun; e o filho mais novo de Roberto, Evandro Spengler; também uniram seus propósitos para dar continuidade a este legado. Ela, como diretora executiva da empresa e ele como diretor industrial.

A fonte de inspiração

“Quero que ele saiba que ele venceu como pai. Ele é nosso exemplo, nosso orgulho. E que tudo o que eu faço é tendo-o como guia e inspiração”

Sheila cresceu em meio aos negócios. Até tentou seguir os passo da mãe, no salão de beleza, mas ela almejava algo diferente e a fizesse sair da zona de conforto. O ramo do pai era o mais promissor, por isso estudou Administração, colou grau em Arquitetura e se especializou em Gestão estratégica de negócios. Ela vislumbrava um futuro brilhante e não hesitou em investir nos estudos e no que realmente amava fazer. E todos os seus desejos foram acolhidos pelo pai. “Acho que isso é o que mais fez diferença na minha vida: meu pai sempre me enxergou, entendeu, acolheu e ainda os faz. Mas o que mais impactou na minha escolha foi tudo o que eu já vi do seu Solano. Eu vi cada um dos seus sonhos, suas frustrações e os tombos”.

Nas palavras de Sheila logo se percebe aquele tempero especial para o êxito na carreira: o amor. “Quando eu vim trabalhar com ele, em 2008, era uma forma de ‘cuidar’ dele, honrando tudo o que ele já havia feito, construindo um negócio ainda mais forte, levando seu nome ainda mais além e ajudando ele a concretizar seus sonhos”. Afinal, os sonhos eram os mesmos e é ao pai que ela dedica toda essa vontade de vencer na vida, pois Solano a ensinou sobre a importância do sonho e lhe ofereceu todos os caminhos para realizar. “Ele me ensinou que sonho é de graça, que eu posso aproveitar, mas mais do que isso, me ensinou a ter coragem e essa é minha melhor característica”, garante Sheila.
Seu Solano, como todo bom empreendedor, é teimoso, mas otimista e de muito bom coração. Sheila relata que a alegria dele é saber que os colaboradores estão bem e deseja ver todo mundo feliz. Solano é casado com Geni Censi e tem duas filhas. A irmã de Sheila é Sinara Censi, a filha mais nova, que seguiu outra profissão.

O meu espelho

“Pai, seguir seus passos me deixa muito orgulhoso! É uma oportunidade ímpar que muitos queriam ter, e eu tenho!”

Evandro acredita que o gosto pela profissão é algo que vem de berço. Da convivência com os negócios do pai, Roberto, ele desenvolveu o gosto pela mecânica/elétrica. Quando completou 18 anos foi convidado para trabalhar na empresa, junto ao pai. Ao desenvolver habilidades, com o passar dos anos foi tomando ainda mais gosto pelos afazeres. “Sempre me espelhei nele e hoje não me vejo trabalhando em outra profissão”.

A relação de pai para filho é de total entendimento e união. Viajar juntos, discutir projetos e trocar ideias fazem parte do dia a dia de ambos. O comprometimento é algo em comum entre eles e certamente isso se reflete nos resultados da empresa.

Roberto é casado com Mari Spengler e tem mais uma filha, a Adriana Spengler, que decidiu seguir outra profissão.

***

Os fundadores da empresa, Roberto Spengler, de 66 anos de idade; e Solano Censi, de 71; ainda são atuantes no processo e no desenvolvimento de novos produtos da Censi Máquinas. Hoje a empresa tem 24 anos de mercado e a mistura da experiência e da jovialidade fazem dela um verdadeiro sucesso. “Nós melhoramos uns aos outros. E tê-los perto é um grande privilégio. É enriquecedor para o processo”, afirma Sheila.

Essa é uma herança especial, que não é apenas familiar, de princípios, valores e ensinamentos pessoais. É também de uma trajetória profissional que foi consolidada e se confirma dia após dia, no orgulho que esses filhos têm de seguir os passos dos pais. Com essas lindas histórias de amor e dedicação, o jornal Cruzeiro do Vale parabeniza a todos os pais por essa data tão especial.

 

 

Edição 2067
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.