Estado e Município vão remover barreira do Arraial - Jornal Cruzeiro do Vale

Estado e Município vão remover barreira do Arraial

02/08/2010

fotopg8abreMD.jpgDepois de passar quase 120 dias isolados, os moradores do Arraial finalmente receberam uma boa notícia na tarde desta segunda-feira, 2 de agosto. A barreira que cedeu e interrompeu o acesso na Estrada Geral do Arraial, no início do mês de maio, será removida através de uma parceria entre os governos Municipal e Estadual e a remoção deve iniciar nos próximos dias. ?Dependemos apenas de algumas documentações e da situação do clima?, alerta o secretário de Desenvolvimento Regional Raimundo Mette, que na tarde de ontem esteve com o prefeito Pedro Celso Zuchi para a assinatura de uma sessão de uso de equipamentos para a manutenção das estradas de Gaspar.

A obra de remoção da barreira terá um custo total de cerca de R$320 mil. Metade do valor será custeado pelo estado e a outra metade pelo Município. ?Agora vamos depender apenas do tempo, pois não podemos remover esta barreira se não tivermos pelo menos uma semana de sol, pois é uma barreira grande e não podemos colocar a vida dos trabalhadores em risco?, alerta o prefeito municipal. A expectativa é de que, após iniciada a obra, a barreira demore cerca de 15 dias para ser removida.

O representante da Associação de Moradores do Arraial, Carlos José Junges, comemora a boa notícia. ?Finalmente vamos voltar a ter nosso acesso. É muito bom receber esta boa notícia depois de quase 120 dias isolados. Esperamos agora que o tempo contribua?, comenta o líder comunitário.


Equipamentos
Na tarde desta segunda-feira, 2, o município de Gaspar também recebeu uma retroescavadeira e um caminhão basculante, que durante 30 dias serão cedidos pelo Deinfra para serem utilizados na melhoria de ruas e estradas da cidade. Os equipamentos são novos e foram cedidos à pedido do prefeito Pedro Celso Zuchi, que espera poder renovar a sessão de uso para 60 dias e assim investir em melhorias nas ruas da cidade.


Entenda o caso
O deslizamento de terra que isolou os moradores do Arraial  do Ouro aconteceu no dia 12 de maio. Na ocasião, as máquinas da Prefeitura trabalhavam na rua retirando outras pequenas barreiras que haviam caído no final de semana e por poucos segundos uma das máquinas não foi soterrada pela queda de barro.

Na semana em que ocorreu o deslizamento o secretário de Obras, Soly Waltrick, afirmou que não poderia retirar o barro, pois as más condições do clima impediam os serviços e era preciso esperar tempo de sol para que a lama secasse e pudesse ser retirada do local.

Passados quinze dias desde o incidente, no final de maio, a equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro do Vale esteve no Arraial para conferir se o barro havia sido retirado. A barreira continuava no local e os moradores estavam revoltados com a demora da Administração Pública em realizar o serviço.

Na época, o secretário de Obras justificou a demora em retirar a barreira alegando que o trabalho de recuperação seria bastante grande e disse que seria necessário recorrer à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau para poder liberar o acesso dos moradores.

edição 1217

Comentários

Paulo Zimmermann
03/08/2010 07:19
Eu realmente não consigo entender isso! Como é possível levarem 120 dias para desobstruir uma via importante de um bairro?? Será que vão concluir a obra antes das eleições? Ou vão esperar para que a candidata de Gaspar tenha uma boa desculpa para não aparecer por lá? Afinal, o clima por lá não deve estar muito favorável aos petistas.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.