Cerca de 20 alunos do 3º ano da EEB Dolores Krauss visitaram na última sexta-feira, dia 20, a Estação de Tratamento de Água ? ETA I do Samae. Os estudantes conheceram todo o processo de tratamento da água realizado nesta ETA, que vai desde o recebimento da água captada do Rio Itajaí-Açu, tratamento e reservação até sua distribuição. A visita foi acompanhada pela professora Susana Veiga e o coordenador da escola Sérgio Cerutti.
O operador de ETA Giovani Ribeiro explicou aos alunos as etapas do tratamento de água realizadas na estação: adição de produtos químicos, coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção. Apresentou também todo o acompanhamento diário realizado pelos operadores no laboratório operacional e o laboratório de controle da qualidade da água que está sob a supervisão da química responsável.
Atualmente a ETA I atende uma média de 9,5 mil ligações de água, sendo responsável pelo abastecimento dos bairros: Centro, Coloninha, Figueira, Gaspar Grande, Gasparinho, Gaspar Mirim, Lagoa, Margem Esquerda, Poço Grande, Santa Terezinha, Sete de Setembro e a Rua Itajaí.
Agende sua visita
O espaço para conhecer como é feito o tratamento de água do Samae está aberto a todas as escolas. A unidade de ensino que estiver interessada precisa agendar a visita pelo telefone (47) 3332-1155.
Conheça as etapas do tratamento de água realizadas na ETA I:
1º - Adição de produtos químicos: utiliza-se sulfato de alumínio para agregar as partículas, o material que está dissolvido na água, ou seja, a sujeira;
2º - Coagulação e floculação: consiste no processo de união entre as partículas de sujeira, formando flocos mais pesados e visíveis;
3º - Decantação: processo de sedimentação das partículas mais pesadas formadas anteriormente;
4º - Filtração: processo que retira o que ainda há de impurezas na água, através de tanques com uma camada de pedregulhos, uma de areia e outra de carvão antracitoso;
5º - Desinfecção: A água recebe cloro para garantir a destruição de organismos causadores de doenças. Há ainda o processo de alcanilização, a neutralização da acidez da água gerada no tratamento medido pelo pH e a fluoretação. Neste processo, adiciona-se flúor ao final do tratamento da água.


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).