Falta de área de lazer gera polêmica entre moradores da Vila Isabel - Jornal Cruzeiro do Vale

Falta de área de lazer gera polêmica entre moradores da Vila Isabel

10/07/2010



fotopg6abreMD.jpgA bola rola de um lado para o outro e Jhonatan precisa cuidar para não atingir os amiguinhos que também brincam no pequeno espaço que restou do único terreno público disponível para o lazer das crianças que residem no loteamento Vila Isabel, no bairro Barracão.

O terreno pertence à Prefeitura e sempre foi utilizado pelas crianças para brincar e se divertir nas horas vagas, porém, há alguns meses, o campinho que havia no local foi cercado pela Associação de Moradores, que proibiu as crianças de utilizarem o espaço. ?Agora elas não têm mais onde brincar. Nós ficamos preocupadas, pois elas vão para a rua, e aqui passam muitos carros e em alta velocidade?, comenta Maria Bernadete Gutjahr, moradora do local.

Segundo Maria Bernadete, a comunidade já tentou conversar com os representantes da Associação de Moradores e já pediu auxílio da Prefeitura, mas até o momento continua sem uma solução para o problema, que se agrava neste mês de julho, quando as crianças entram em recesso escolar e ficam com mais tempo ocioso. ?Eles não têm outro lugar para brincar, só tinham este campinho, que agora foi tirado deles?, reclama Marilene Tognoli, mãe de uma das meninas que brinca no local.

Segundo Marilene, o campinho é liberado para as crianças apenas durante algumas horas no final de semana, nos outros horários se elas quiserem brincar precisam pagar. ?Eles cobram R$10 a hora para liberar o espaço. Isso é um absurdo, este é um espaço público, que sempre foi utilizado pelos nossos filhos?, reclama a mãe.

Os moradores revelam que até ajudaram os dirigentes da Associação de Moradores a cercar o local, achando que seria apenas para evitar que a bola caia nas casas próximas ao campinho. ?Ficamos surpresos quando vimos que estavam querendo restringir o acesso. Agora vamos lutar pelos direitos de nossas crianças?, garante Marilene.
Regina Inês Gutjahr, que também mora no local, conta que além de proibir as crianças de brincarem no terreno, que é público, os integrantes da Associação de Moradores, ainda ameaçam os pequenos. ?Eles dizem que vão chamar a polícia, que vão botar o nome das crianças na lista. Elas ficam amedrontadas e fogem?, conta a moradora, que não possui filhos, mas se diz preocupada com a segurança das crianças, que se arriscam brincando no único espaço do terreno que não foi cercado.


Associação

Enéas Lana, tesoureiro da Associação de Moradores Vila Isabel, explica que o terreno pertencia à Prefeitura e foi cedido à Associação em 2005 e a entidade decidiu fazer o campinho para sediar os Jogos Entre Bairros. ?Chegamos a abrir para a comunidade mas deu muito tumulto, por isso decidimos fechar e separamos horários, gratuitos, para as crianças, onde elas brincam sob a supervisão de um adulto, afinal, o campinho é nossa responsabilidade e não podemos deixar as crianças ali sozinhas. Se as mães se responsabilizarem em ficar cuidando do local podemos conversar com a diretoria da Associação para ver a possibilidade de liberar o espaço, pelo menos neste período de férias. Mas é preciso que elas participem da reunião da Associação de Moradores, que é o espaço aberto para a comunidade discutir sobre assuntos como este e chegar a um consenso?, explica o representante, que garante que em nenhum momento ameaçou as crianças e explica que o uso do espaço é cobrado apenas para adultos.

 

edição 1210

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.