As chuvas que caíram durante a madrugada desta quinta-feira, 3, impediram as Comunidades e Pastorais de confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi pelas ruas centrais da cidade, mas não impediram a realização da tradicional celebração, que na tarde de ontem levou centenas de fiéis à Matriz São Pedro Apóstolo.
A igreja ficou lotada de homens, mulheres e crianças, que deixaram suas casas para celebrar o Corpo de Cristo sob a direção do Bispo da Diocese de Blumenau, Dom José Negri. ?É comovente ver a devoção do povo pela eucaristia.
É a demonstração de Jesus sacramentado. Nossas igrejas da Diocese estavam todas lotadas nas celebrações realizadas nesta quinta-feira.
É o Jesus que continua acompanhando seu povo e sempre está ao nosso lado, seja no sol ou na chuva?, afirmou o bispo durante a celebração.
Após a missa, que foi cocelebrada pelos freis Germano Guesser, José Bertoldi, Elzeário Schmitt e Jairson José Kienen, os fiéis participaram de uma procissão com o Cristo Eucarístico no ostensório pelo corredor central da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.
A celebração
Corpus Christi é uma festa da Igreja Católica que celebra a presença de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. É uma festa de ?preceito?, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do ?Cristo todo? no pão consagrado.
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ?Transiturus? de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.






Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).