O terreno baldio que fica atrás do Supermercado Ana Paula, na rua Amazonas, parece ser o local preferido dos moradores do bairro Bela Vista para depositar lixo e restos de materiais de construção. No terreno haviam sido despejados diversos entulhos e depois de uma reclamação dos moradores a equipe da Secretaria de Obras esteve no local e efetuou a limpeza, porém, horas após, novos materiais foram despejados no local.
O problema não se restringe ao terreno ao lado do supermercado. Em diversas esquinas do bairro são depositados restos de materiais de construção e até móveis velhos. Há meses o departamento de Fiscalização da Prefeitura trabalha com o objetivo de identificar as pessoas responsáveis pelo depósito irregular do lixo, porém, enfrenta dificuldades devido à falta de denúncias da própria comunidade.
Na semana passada, Alceu Torres Junior, morador da localidade, denunciou diversos pontos onde o lixo estava sendo despejado. Dias depois a equipe da Secretaria de Obras esteve no bairro e fez a limpeza de todos os locais, porém, a limpeza durou apenas algumas horas pois, momentos após, moradores voltaram a despejar lixo pelas esquinas do bairro.
Emerson Barth, responsável pelo departamento de Fiscalização, explica que o problema ocorre em quase todos os bairros da cidade, porém, tem maior incidência no Bela Vista. ?Nossos fiscais estão quase todos os dias no bairro, mas eles não conseguem flagrar o momento em que o lixo é depositado. Por isso é que pedimos o apoio da comunidade, pois somente os próprios moradores é que podem identificar os responsáveis por esta atitude?, destaca Emerson.
Multa
A lei estipula multas para o depósito irregular do lixo, porém, para multar é preciso identificar o responsável. Segundo Emerson, os próprios moradores precisam fazer esta identificação e servir de testemunha para que os responsáveis sejam autuados.
A multa para pessoas que depositam restos de materiais de construção e entulhos em via pública é de R$62,65. Já para os proprietários dos terrenos que depositam lixo irregular a multa é de R$318,75.

Terreno baldio da rua Amazonas, atrás do Supermercado Ana Paula

Lixo depositado ao lado do posto de saúde. Materiais já foram removidos pela Prefeitura

Na rua Ceará, esquina com a rua Amazonas, moradores despejaram até um sofá velho, que já foi recolhido pela Administração


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).