Fiscalização não consegue deter despejo irregular de lixo no Bela Vista - Jornal Cruzeiro do Vale

Fiscalização não consegue deter despejo irregular de lixo no Bela Vista

18/08/2010

O terreno baldio que fica atrás do Supermercado Ana Paula, na rua Amazonas,  parece ser o local preferido dos moradores do bairro Bela Vista para depositar lixo e restos de materiais de construção. No terreno haviam sido despejados diversos entulhos e depois de uma reclamação dos moradores a equipe da Secretaria de Obras esteve no local e efetuou a limpeza, porém, horas após, novos materiais foram despejados no local.


O problema não se restringe ao terreno ao lado do supermercado. Em diversas esquinas do bairro são depositados restos de materiais de construção e até móveis velhos. Há meses o departamento de Fiscalização da Prefeitura trabalha com o objetivo de identificar as pessoas responsáveis pelo depósito irregular do lixo, porém, enfrenta dificuldades devido à falta de denúncias da própria comunidade.


Na semana passada, Alceu Torres Junior, morador da localidade, denunciou diversos pontos onde o lixo estava sendo despejado. Dias depois a equipe da Secretaria de Obras esteve no bairro e fez a limpeza de todos os locais, porém, a limpeza durou apenas algumas horas pois, momentos após, moradores voltaram a despejar lixo pelas esquinas do bairro.


Emerson Barth, responsável pelo departamento de Fiscalização, explica que o problema ocorre em quase todos os bairros da cidade, porém, tem maior incidência no Bela Vista.  ?Nossos fiscais estão quase todos os dias no bairro, mas eles não conseguem flagrar o momento em que o lixo é depositado. Por isso é que pedimos o apoio da comunidade, pois somente os próprios moradores é que podem identificar os responsáveis por esta atitude?, destaca Emerson.

 

Multa
 A lei estipula multas para o depósito irregular do lixo, porém, para multar é preciso identificar o responsável. Segundo Emerson, os próprios moradores precisam fazer esta identificação e servir de testemunha para que os responsáveis sejam autuados.
A multa para pessoas que depositam restos de materiais de construção e entulhos em via pública é de R$62,65. Já para os proprietários dos terrenos que depositam lixo irregular a multa é de R$318,75.



fotodeabregaspardestaqueMD.jpg

Terreno baldio da rua Amazonas, atrás do Supermercado Ana Paula

 

foto1gaspardestaqueMD.jpg

Lixo depositado ao lado do posto de saúde. Materiais já foram removidos pela Prefeitura

 

foto2gaspardestaqueMD.jpg

Na rua Ceará, esquina com a rua Amazonas, moradores despejaram até um sofá velho, que já foi recolhido pela Administração

Comentários

Joel
19/08/2010 15:08
oque posso fazer pelo meeu país ?....Oque me diz dessa alta carga de impostos que pagamos ?.....Em troca não temos saúde, educação, lazer muito menos segurança aqui no Bela Vista.
Vicky
19/08/2010 14:24
Quando a chuva cai, quando as ruas são alagadas, quando as casas são invadidas pela água...aí as pessoas não se lembram de como tratam a natureza, e e tudo aquilo que lhes cerca...
Alceu Torres Jr.
18/08/2010 17:29
Logo se percebe que o colega Aníbal, é uma pessoa bastante inteligente e determinada. Pessoas como vc, devem servir de exemplos àqueles que somente apontam os problemas, mas nunca exercem um gesto de cidadania em pról de todos. Parabéns pela citação de John Kennedy, bastante oportuna. Que cada cidadão faça sua parte e ajude a manter limpo. Todos somos responsáveis. Algumas vezes o volume de lixo deixado é tão grande e repetitivo, que nos obriga a denunciar e nos impede de juntar e levar ao lugar adequado, mas algumas vezes é só uma caixa de papelão caida na calçada, talvez levada pelo vento, e não custa ao próprio cidadão, tira-la do caminho e coloca-la no lixo.
Anibal
18/08/2010 10:43
Tantos reclamam do descaso do Poder Público, mas poucos fazem sua parte na hora de prezar pela nossa amada cidade. Sábio foi John Kennedy ao afirmar: "não pergunte o que seu país pode fazer por vc, pergunte o que vc pode fazer pelo seu pais"...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.