Furto atrasa início dos trabalhos do censo 2010 em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Furto atrasa início dos trabalhos do censo 2010 em Gaspar

02/08/2010

fotocapagrande400600MD.jpgOs cacos de vidro espalhados pelo chão revelam a visita indesejada de bandidos no Posto de Coletas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, de Gaspar. O furto foi descoberto na manhã desta segunda-feira, 2, quando a equipe de coordenação do censo 2010 chegou ao posto, que fica em uma sala ao lado da Biblioteca Municipal.

O prejuízo ainda não foi calculado, mas os ladrões levaram computadores, notebooks, e diversos aparelhos de PDA, utilizados para o levantamento de dados da população. ?Chegamos aqui e nos deparamos com a porta arrombada e o vidro quebrado?, relata a coordenadora Bárbara Regina Lenfers. Para arrombar a porta e quebrar o vidro, os ladrões utilizaram um pé de cabra embrulhado em um pano. O equipamento ficou jogado no chão da sala e deverá servir para auxiliar nos trabalhos de investigação da polícia.


O furto dos aparelhos irá atrasar os trabalhos dos 50 recenseadores, que nesta segunda-feira deveriam ter começado a coletar os dados da população de Gaspar. ?Sem os equipamentos não temos como levantar os dados, pois está tudo interligado através do sistema. Já solicitamos novos equipamentos e esperamos recebê-los no máximo até quarta-feira?, explica Bárbara.
Após constatar o furto, os coordenadores avisaram a polícia, que esteve no local e trabalha na investigação do caso.

 

Pesquisas


Os 50 recenseadores deverão visitar todas as residências de Gaspar até o final do mês de novembro.


O questionário básico, que será aplicado com a maioria da população, possui poucas perguntas e leva cerca de dez minutos para ser respondido. O questionário completo, que será aplicado em uma a cada dez residências, demora cerca de 40 minutos para ser concluído e levanta dados completos sobre a família que mora na residência.


Cada recenseador atuará na região onde reside. O grupo foi selecionado através de concurso e passou por amplo treinamento nas semanas que antecederam os trabalhos.


Apoio


João Paulo Filho, coordenador dos trabalhos do IBGE na região, destaca que é muito importante o apoio da população para o sucesso da pesquisa realizada pelo IBGE. ?As respostas obtidas com estes questionários são importantes para que possamos coletar dados completos, que vão possibilitar a criação de planejamentos públicos e privados para investimentos no país nos próximos anos?, justifica o responsável.
Os dados levantados pelo Censo 2010 serão válidos para os próximos dez anos e estarão disponíveis no site do Instituto na internet a partir do mês de dezembro deste ano.
O último censo realizado no país foi no ano 2000 e apontou um total de 56 mil habitantes em Gaspar. A expectativa é de que o novo censo aponte a população atual do município, estimada pela Administração Pública em cerca de 61 mil habitantes.

Sobre o Censo

Em 2010, o IBGE realizará o XII Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década. O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos. A fase preparatória da operação censitária teve início em 2007 e seus trabalhos foram intensificados a partir de 2008. A coleta está fixada para começar em 1º de agosto de 2010 e o início da divulgação dos resultados em dezembro do mesmo ano.

Pesquisa em números

Percorrer por inteiro um país como o Brasil, de dimensões continentais, com cerca de 8 milhões de km2 de um território heterogêneo e, muitas vezes, de difícil acesso, é uma tarefa que envolve grandes números. Veja, a seguir, os números que mostram as dimensões do Censo 2010.
? Universo a ser recenseado: todo o Território Nacional
? Número de municípios: 5.565 municípios
? Número de domicílios: aproximadamente 58 milhões de domicílios
? Número de setores censitários: 314.018 setores censitários
? Pessoal a ser contratado e treinado: cerca de 240 mil pessoas (coleta, supervisão, apoio e administrativo)
? Orçamento previsto: R$ 1,4 bilhão
? Tecnologia: centenas de computadores em rede nacional, rede de comunicação em banda larga e 220 mil computadores de mão equipados com receptores de GPS
? Unidades executoras: 27 unidades estaduais, cerca de 7 mil postos de coleta informatizados e 1.200 Coordenações de Subárea


Em Ilhota

Os sete recenseadores de Ilhota começaram nesta semana a pesquisar os domicílios da cidade. Na oportunidade, poderá se obter um panorama das condições de vida da população, ajudando assim a determinar as políticas públicas da cidade e do país para os próximos dez anos.  Quando o morador responder ao recenseador, vai perceber que ele anotará seus dados em um aparelho PDA (coletor eletrônico de dados). As informações fornecidas serão criptografadas para garantir a segurança e confidencialidade dos dados. ?Após realizar as entrevistas nos domicílios, cada recenseador levará o PDA até o posto de coleta para transmitir os dados. Chegando ao posto, o recenseador conecta seu aparelho em um notebook, instalado no local, por meio de um cabo USB, e transmite as informações ao Sistema Central de Processamento do IBGE?, destaca o prefeito Ademar Felisky.

Comentários

Lauro Juarez Deolindo
06/08/2010 13:24
Em Resposta ao Leitor "Ted Love" ele quer generalizar dizendo que as Pessoas que vem do Estado do Paraná, vem aqui pra Santa Catarina para fazer esse tipo de coisa como vandalismo, assalto e outras coisas ele está bem enganado. Pessoas ruins tem em todo lugar inclusive aqui mesmo... se liga o cara!!!!
Ted Love
05/08/2010 16:54
Até quando? Até quando? Até quando vamos aceitar esses V.I.P. fazerem essas ações?

Carlos Bazooka
02/08/2010 17:58
Depois, quando o POVO defende a justiça com os próprios punhos, vem os moralistas dos direitos humanos falar que não é assim ou assado...
A bandidáji não respeita mais a nossa pulíça...a bandidáji não ta nem aí, sabendo que reina a inpunildade...
Carlos B.
02/08/2010 16:40
É o fim dos tempos, Gaspar chegou a um nível de criminalidade que já não é mais aceitável. Até quando as autoridades constituidas irão assistir a este espetáculo vil inertes? Estarão elas aguardando algum crime mais grave, como um assassínio ou um estrupo? Com certeza os autores dessa atrocidade não se sentam a mesa de jezabel...
Ted Love
02/08/2010 15:42
E quem seriam os V.I.P, pergunta o leitor?
Simples: Vindos do Interior de um certo estado vinho, que começa com P e não é a Paraíba...
Ted Love
02/08/2010 15:25
Até quando? Até quando? Até quando vamos aceitar esses V.I.P. fazerem essas ações?

Sueli
02/08/2010 11:06
mas que absurdo....isso.
Lamentável...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.