A partir desta terça-feira, dia 19 de março, os pacientes confirmados com dengue passam a contar com uma Central de Hidratação em Gaspar. O serviço está instalado na Policlínica Municipal, das 7h às 13h. A estrutura conta com dez leitos de observação e medicação. A Central de Hidratação é um espaço destinado especificamente para pacientes que já receberam atendimento prévio em uma Estratégia Saúde da Família (ESF) e foram encaminhados com suspeita de Dengue.
No local, haverá profissionais que coletarão sangue para a realização de hemogramas. Os exames são coletados de acordo com a avaliação do profissional de saúde em pacientes para avaliar o nível das plaquetas e hidratação, além de avaliar a melhor conduta e o manejo adequado do paciente em cada situação. O resultado do exame demora em torno de duas horas, tempo durante o qual os pacientes ficam acolhidos no espaço específico, já recebendo hidratação e medicação conforme a avaliação médica.
Os pacientes com sintomas como febre alta, falta de apetite, cansaço, dor ao movimentar os olhos e dor muscular devem procurar as ESFs para avaliação com o profissional. Diferentemente da Covid, a dengue requer hidratação. Por isso, é importante beber bastante água durante o tratamento.
O prefeito Kleber Wan-Dall, comenta sobre o novo serviço. “Estamos implementando todas as medidas necessárias para garantir um atendimento de qualidade à nossa população. A inauguração dessa nova sala certamente contribuirá para agilizar os atendimentos, já que os casos só aumentam. Apesar de todas essas medidas, é necessário o apoio e colaboração da comunidade para superarmos esse desafio juntos”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).