
A Secretaria de Saúde já deu início à aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em todos os idosos com idade acima de 70 anos e pessoas institucionalizadas com 60 anos ou mais. Os imunizantes estão disponíveis nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina. Para receber o imunizante é necessário respeitar o intervalo de quatro meses da última aplicação. Ou seja, podem procurar as unidades quem recebeu a terceira dose até o dia 4 janeiro.
A medida foi tomada por conta da Nota Técnica nº 28/2022, emitida pelo Ministério da Saúde. O documento foi elaborado pela Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI). Desde fevereiro, o ministério já orientava a aplicação de uma dose adicional apenas para as pessoas maiores de 18 anos imunossuprimidas. Com a nova informação, a pasta amplia o público-alvo para este novo esquema vacinal.
De acordo com o Ministério da Saúde, deve ser utilizado, preferencialmente, o imunizante Pfizer. De maneira alternativa, podem ser usadas as vacinas da Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. Estudos mostram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.
Secretário de Saúde, Marcos Roberto da Cruz destaca que as pessoas devem procurar as unidades. “É fundamental que a população procure as ESFs com sala de vacina e se imunize contra a Covid-19. Queremos continuar protegendo nossos idosos e toda a população, evitando assim possíveis complicações pela doença”. Todas as Estratégias de Saúde com sala de vacina estão aptas em aplicar o imuno, não há necessidade de agendamento. Além disso, a vacinação será realizada no esquema de livre demanda.
A Prefeitura de Gaspar reforça que, com a incorporação destes imunizantes à rotina das salas de vacina, as doses estarão sujeitas à disponibilidade no estoque destas unidades, uma vez que quem adquire os imunizantes é o Governo Federal e quem define a quantidade e envia as doses ao município é o Governo Estadual. Caso não haja a vacina procurada, o munícipe será orientado a retornar em outro momento.


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).