Gaspar confirma 50 casos de dengue e um de chikungunya - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar confirma 50 casos de dengue e um de chikungunya

22/06/2023
Gaspar confirma 50 casos de dengue e um de chikungunya

Após dias de chuvas intensas, a dengue continua sendo motivo de preocupação. De acordo com os dados divulgados pela secretaria de Saúde de Gaspar na quarta-feira, dia 21 de junho, o município já registrou 50 casos positivos de dengue e outros 112 estão em fase de investigação. Além disso, foi confirmado um caso positivo de Chikungunya.

Com as chuvas, os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças, têm se multiplicado. Até o momento, foram localizados 549 focos em Gaspar.

A prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti é considerada a forma mais eficaz de combate a doenças como dengue, zika e chikungunya. A água parada em locais ao ar livre se torna um ambiente propício para a reprodução do mosquito, aumentando o risco de infestação. “A secretaria de Saúde está trabalhando em conjunto com outros órgãos e instituições para intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor. Por isso, pedimos a colaboração da população para que sejam adotadas medidas efetivas de prevenção e combate à proliferação do mosquito, garantindo assim a saúde e bem-estar de todos. Estamos fazendo a nossa parte como poder público, mas precisamos muito da ajuda do gasparense neste momento”, disse o secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior.

Agentes de endemias

Atualmente Gaspar conta com 25 agentes de endemias. Eles são responsáveis pela realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas ou pneus que possam servir de criadouro para o mosquito.

Sintomas da dengue:

- Febre alta (acima de 38,5°C);

- Dores musculares intensas;

- Dor ao movimentar os olhos;

- Mal-estar;

- Dor de cabeça;

- Falta de apetite;

- Manchas vermelhas na pele;

- Cansaço.

 

 

 

Edição 2110

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.