Nessa semana, a Secretaria de Saúde de Gaspar divulgou um novo o boletim epidemiológico da dengue. Ao todo, a cidade tem 83 asos confirmados da doença, 352 casos em investigação, além de 29 focos do mosquito Aedes aegypti identificados no período de 18 a 25 de abril. Ainda segundo a pasta, três pessoas estão internadas por conta da doença. No acumulado desde 1º de janeiro, Gaspar contabiliza 379 casos de dengue e 496 focos do mosquito.
Vale destacar que desde o dia 10 de abril, Gaspar está em situação de emergência em saúde pública, por conta da dengue. A medida tem como objetivo garantir agilidade na tomada de medidas de prevenção, controle e atenção à saúde da população.
O município já conta com um Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue. O serviço funciona na rua Coronel Aristiliano Ramos, n. 453, nos fundos, ao lado da Biblioteca Dom Daniel Hostins, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; e aos sábados, das 7h às 15h.
O Centro de Hidratação e Atendimento para a Dengue atende exclusivamente casos suspeitos da doença. É possível realizar avaliação clínica, testes e coleta de exames laboratoriais, além de assistência em saúde, inclusive com hidratação venosa para os pacientes. O atendimento conta com testes rápidos, que apresentam resultados em minutos, a fim de agilizar o diagnóstico e mitigar a possível evolução dos casos. Pessoas com sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, dor de cabeça e manchas pelo corpo podem procurar o local.
A Dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem incluir febre alta, dor atrás dos olhos e dores musculares intensas. Em caso de suspeita, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e tratamento adequado. A dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, requer acompanhamento hospitalar.
Gaspar conta com 26 agentes de endemias que atuam na prevenção e controle da Dengue. Eles realizam vistorias em residências e terrenos baldios, verificando a presença de criadouros do mosquito e orientando a população sobre medidas de prevenção.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).