
Neste sábado, 11 de junho, Gaspar ganha um reforço na preservação ambiental e na atividade turística com a criação oficial do Parque Natural Municipal dos Bugios. O ato com a assinatura do decreto será realizado na rua Goiânia, no bairro Bela Vista, a partir das 9h. Além da abertura, o dia terá uma intensa programação festiva, repleta de atividades recreativas, esportivas, culturais e de educação ambiental.
O evento de criação do parque faz parte do projeto 'Semana do Meio Ambiente, Uma só terra'. No dia, a Prefeitura de Gaspar promove diversas ações para o público, inclusive para crianças, com brinquedos infláveis, trilhas guiadas, ações de educação ambiental e atividades em parceria com o Pedal Bela Vista, o Corpo de Bombeiros e a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL). O parque possui uma área de 31.205,32 m² e uma parte do espaço já é utilizada pela comunidade para a prática de trilha, bicicross, entre outros.
Com a assinatura do decreto, será possível captar recursos para iniciar a implantação da estrutura de um parque natural. Estão previstos no projeto a instalação de novas trilhas, adequação das já existentes, um centro de visitantes, áreas de piquenique, arvorismo, tirolesa, parque infantil, viveiros florestais, sinalização, entre outros. O principal objetivo do local é preservar os ecossistemas naturais de importante relevância ecológica, além do encanto visual. Com isso, a atividade poderá trazer benefícios para o desenvolvimento de ações de educação ambiental e para o setor de turismo da região, incluindo a criação de novos postos de trabalho no setor.
O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca a importância da criação do novo parque. “Assinar o decreto do Parque Natural Municipal de Gaspar será de grande importância pra toda nossa região. Estamos falando de contemplar funções sociais e ecológicas do nosso município, além de se consolidar como mais um atrativo turístico em Gaspar. Essa unidade de conservação será uma aliada na conscientização da população e turistas sobre preservação e sustentabilidade”.
O nome do parque vem de uma votação realizada por alunos do 4º ano de escolas municipais de Gaspar. Após conhecerem os animais através de uma campanha ambiental 'Conservar é o Bicho!' realizada pelos técnicos da Superintendência de Meio Ambiente.


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).