Gaspar é o quinto município em geração de emprego e renda do estado de Santa Catarina. O dado é resultado de uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e que mediu o Índice de Desenvolvimento Municipal de todas as cidades brasileiras. Os números foram divulgados nesta semana, e colocam Gaspar no 11º lugar no ranking das cidades mais desenvolvidas do estado, com um índice de desenvolvimento de 0,8241.
O índice varia numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor) para classificar o desenvolvimento humano, considerando dados oficiais referentes ao ano de 2007 e relativos as áreas de emprego e renda, educação e saúde. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento humano.
Para o secretário de Indústria e Comércio de Gaspar, Joel da Costa, a colocação alcançada pelo município é muito satisfatória. ?Ficamos a frente de cidades grandes como Blumenau, Brusque, e São José. Mas vale lembrar que estes são dados de 2007, neste período Gaspar recebeu investimentos de muitas empresas e indústrias, seguindo o ritmo da economia do país. A boa localização e a mão de obra são fatores que atraem estas empresas. E esta atração continua nos últimos anos, a tendência é de que a cidade alcance índices ainda melhores nas próximas pesquisas?, aponta.
Apesar da boa geração de emprego e renda e da boa colocação no ranking geral da pesquisa, Gaspar aparece bem atrás no ranking quando o assunto é educação e saúde. Dos 293 municípios catarinenses, Gaspar é o 114º em educação, com índice de 0,7923, e em 165º em saúde, com índice de 0,8216.
Para o secretário de Educação, Neivaldo da Silva, apesar da colocação, o índice de Gaspar cresceu na pesquisa, se comprado com os anos anteriores. ?Este crescimento é resultado de investimentos fortes e continuados que vêm sendo realizados em três eixos: estruturação física (ampliação, reforma, adequação para portadores de necessidades especiais, equipamentos tecnológicos, etc.), formação continuada e profissionais de educação habilitados. Para melhorar ainda mais a educação no município, e atingir um alto índice de desenvolvimento, estamos colocando em prática o Plano de Expansão Programada em parceria e sintonia com as direções das escolas e Associações de Pais e Professores?, revela o secretário da Educação.
Já o secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, destaca que os dados são do ano de 2007 e que para a saúde a pesquisa utiliza apenas três variáveis, que são: consultas de pré-natal, óbitos infantis por causas evitáveis e óbitos por causas mal definidas. ?Por só utilizar estas três variáveis, a pesquisa não dá amplitude geral da situação da saúde. Na questão da mortalidade infantil, por exemplo, é um pouco injusta, pois morrem muitas crianças por acidente de trânsito, e são consideradas mortalidade infantil?, explica. Júnior revela que a Secretaria de Saúde tem buscado qualificar cada vez mais suas equipes e seus atendimentos e que por este motivo acredita que nas próximas pesquisas Gaspar será melhor pontuada.



Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).