
Gaspar está em alerta máximo para risco de deslizamento de terra por conta do grande volume de chuva e a previsão do tempo para as próximas horas. As regiões do Belchior (Alto, Baixo e Central), Arraial do Ouro e Bela Vista são as mais atingidas.
Conforme informações da prefeitura de Gaspar, repassadas às 10h de quinta, dia 1º de dezembro, a rua Antônio Schmitz, no Belchior Alto, está obstruída por um deslizamento de terra em via pública, nas proximidades da Cascata Carolina. A ponte da rua Vidal Flávio Dias segue em meia pista devido ao desabamento da cabeceira. A Estrada Geral da Lagoa, perto da Escola Vitório Anacleto Cardoso, também está parcialmente interditada.
Entre sábado, dia 26 de novembro, e quinta, dia 1º de dezembro, a média de chuva na cidade é de 310mm. Na região do Belchior, os pluviômetros apontam 370mm. Neste mesmo período, a Defesa Civil registrou 56 ocorrências envolvendo deslizamentos, alagamentos, quedas de árvore, deslocamento de rocha e queda de muro. Os bairros mais afetados no momento são Margem Esquerda, Figueira, Belchior, Gasparinho, Bela Vista, Santa Terezinha, Sete de Setembro, Gaspar Grande, Arraia Do Ouro e Gaspar Mirim. Das 56 ocorrências registradas até o momento, 19 são na região do Belchior e do Arraial Do Ouro. Do total, 27 são deslizamentos.
O nível do Rio Itajaí Açu segue dentro da normalidade, com 2,64m.
A Defesa Civil pede que famílias que residem próximo a morros e encostas fiquem atentas a pequenos movimentos de terra e escoamento de água com barro. Em caso de ocorrência, o órgão deve ser acionado pelo 199 ou WhatsApp (47) 99236-2147.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).