
Gaspar acaba de dar início ao treinamento dos profissionais da educação com a Polícia Militar. A ação, segundo informações da prefeitura, vem sendo estudada desde o início do ano e, após o ataque à creche em Blumenau, foi acelerada.
O treinamento tem como objetivo capacitar os profissionais para o enfrentamento de uma situação crítica, fazendo com que eles conheçam os protocolos e ações que devem ser tomadas em caso de emergência. Neste primeiro momento, a capacitação foi direcionada aos profissionais que atuam dentro das escolas e CDIs.
Além das ações em parceria com a Polícia Militar, a prefeitura de Gaspar também contratou uma empresa de vigilância e monitoramento para fazer o acompanhamento em tempo real de cada unidade de ensino da cidade, com ênfase nos períodos de aula. As câmeras estão sendo instaladas nos principais acessos as escolas. Também serão instalados nos educandários botões de pânico, que acionam simultaneamente PM e a empresa de segurança. O serviço contempla ainda o monitoramento direto da empresa responsável, com ronda presencial duas vezes por dia em cada unidade.
As unidades também estão recebendo melhorias no cercamento, conforme a estrutura de cada escola. Um diagnóstico foi executado para verificar a possibilidade e necessidade de cada local e os trabalhos já foram iniciados nas unidades mais vulneráveis. Um processo licitatório também está em andamento para que essa ação seja executada em todas as unidades da rede municipal

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).