Gaspar integra programa nacional de preparação para emergências climáticas - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar integra programa nacional de preparação para emergências climáticas

30/01/2026

Gaspar está entre as cinco cidades brasileiras selecionadas para integrar o programa ‘Municípios Preparados para a Emergência Climática’, uma iniciativa do World Resources Institute (WRI) Brasil, com financiamento do Instituto Itaúsa. O projeto tem como objetivo apoiar municípios no fortalecimento do planejamento, da prevenção e da resposta aos impactos das mudanças climáticas.

A seleção ocorreu com base em critérios técnicos, considerando municípios com até 100 mil habitantes e indicadores como o número de ocorrências atendidas pela Defesa Civil, além da capacidade institucional para implementação das ações.

Com a conclusão da primeira etapa, foi finalizado o diagnóstico climático do município, que identifica áreas críticas e avalia a capacidade local de adaptação às mudanças do clima. Entre as principais ameaças identificadas em Gaspar estão alagamentos, inundações, deslizamentos e ondas de calor, que orientam a definição de estratégias e investimentos prioritários.

A segunda etapa do projeto consistiu na realização de oficinas on-line e presenciais com equipes técnicas da Prefeitura de Gaspar, reunindo servidores de todas as secretarias municipais. Em atividade realizada esta semana e ministrada por analistas do WRI, houve a definição de cerca de 20 ações, entre estruturais e não estruturais. A partir desse levantamento, a organização irá elaborar projetos e aplicar metodologias que poderão ser implementadas pelo município.

Na manhã de quarta-feira, dia 28, os analistas do WRI também realizaram visitas técnicas em áreas de risco, com o objetivo de conhecer as particularidades do território e aprofundar a compreensão dos desafios locais. As metodologias e os projetos desenvolvidos ficarão à disposição da Prefeitura para aplicação futura, inclusive como subsídio para o Plano Diretor, contribuindo para a construção de uma cidade mais sustentável e alinhada às boas práticas de adaptação climática. “Esse momento de imersão é muito importante, porque permite que as equipes se aprofundem em temas técnicos e consigam planejar a cidade a médio e longo prazo. É positivo quando os secretários e as equipes param para olhar o município como um todo, considerando os riscos existentes e buscando soluções que melhorem a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar da população”, disse o superintendente de Proteção e Defesa Civil de Gaspar, Rafael Araujo de Freitas.

 

 

Edição 2222

 

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.