
Alerta! A Prefeitura de Gaspar segue atenta à situação da dengue no município. Foram registrados 122 focos do focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya; além de 36 notificações de pessoas com sintomas de dengue, sendo que três casos foram confirmados.
Os bairros considerados infestados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) são: Bela Vista com dois casos confirmados no local (sendo o bairro com maior número de focos encontrados), Centro, Santa Terezinha e Sete de Setembro.
Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde ativou a sala de situação de crise para combate à dengue. O grupo possui representantes de todas as secretarias municipais e participação de instutições como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A coordenação ficará a cargo da Vigilância em Saúde.
Prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall destaca que o combate à dengue precisa ser contínuo. Agora, vamos intensificar as ações para evitar que a situação se agrave. Nossos agentes de endemias estão fazendo um grande trabalho de combate e prevenção para que os focos diminuam e que não causem doenças, mas essa é batalha de todos e contamos com o engajamento da população”
A Diretora de Vigilância em Saúde, Jíceli Petro, explica que as ações de trabalho serão desenvolvidas pelo grupo. “O objetivo da gestão de crise é coordenar as ações de educação em saúde e orientção voltadas ao controle da dengue. Neste momento, nossa atenção está em reduzir o número de focos".
A dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem ser: febre alta, dor atrás dos olhos, dor muscular intensa. Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para os devidos encaminhamentos. Em casos de dengue hemorrágica, o paciente necessitará de suporte hospitalar.
- Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
- Manter caixas d’agua bem fechadas;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
- Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
- Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Fazer sempre manutenção de piscinas;
- Tampar ralos;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
- Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
- Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
- Catar sacos plásticos e lixo do quintal.


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).