
Com o objetivo de minimizar complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da gripe, a Secretaria de Saúde de Gaspar ampliou na segunda-feira, dia 15 de maio, a vacinação contra a Influenza para a população em geral. Pessoas com idade acima de seis meses, que não fazem parte de nenhum grupo prioritário da campanha, agora podem ser vacinadas.
A liberação para todos os públicos segue uma orientação do Governo Estadual, devido a baixa cobertura vacinal registrada em Santa Catarina. Em Gaspar, o público-alvo da campanha é de 23.723 pessoas, sendo que apenas 26,9% foram vacinadas, um total de 6.160.
Para ser imunizado, basta apresentar a caderneta de saúde ou o cartão de vacina, documento com foto e comprovante de endereço. Além da vacinação contra a gripe, as ESFs aplicam doses da vacina Covid-19 bivalente. “Estamos em um período de temperaturas baixas e sabemos que são nesses momentos que as pessoas procuram mais as unidades com doenças respiratórias. Se a pessoa está com a vacina em dia, os sintomas são mais amenos e a circulação da doença diminui, reduzindo a necessidade de procura por atendimento. Precisamos que a população que está apta a se imunizar, procure as nossas ESFs e faça isso o quanto antes. Se a imunização não ocorre, se as pessoas não comparecem para serem vacinadas, corremos o risco de ter um surto de Influenza”, salienta o secretário de Saúde de Gaspar, Francisco Hostins Junior.
A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacina disponibilizada na rede pública garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B.
O imunizante é contraindicado para crianças menores de seis meses e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.
Endereços unidades de Saúde com sala de vacina:
A vacinação ocorre das 7h30h às 11h30 e das 13h30 às 16h, em todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) com salas de vacina.
ESF Barracão: R. João Barbieri, 143
ESF Santa Terezinha: R. Jacob Junkes, S/N
ESF Poço Grande: Rod. Jorge Lacerda, s/n
ESF “Rosa Maria Pereira” Rua Ituporanga, 51 – Sete de Setembro
ESF Centro: R. Augusto Beduschi, 130
ESF Figueira: R. Rio Negrinho, S/N
ESF Gasparinho: R. Fênix
ESF Gaspar Grande: R. José Anastácio da Silva, s/n
ESF Bela Vista: R. Adriano Kormann, 700
ESF Belchior: R. Germano Tillmann, 100
ESF Margem Esquerda I: R. Pedro Simon, s/n
ESF Margem Esquerda II: Rua Projetada 04 do Loteamento Jardim das Arábias, 136 Acesso pela Rua Rodolfo Muller
ESF Coloninha: R. Pref. Leopoldo SchrammESF Lagoa: Estrada, R. Geral Poço Grande
ESF Lagoa: Estrada Geral Poço Grande, s/n

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).