A Secretaria de Assistência Social de Gaspar renovou, por mais um ano, o convênio que garante a continuidade do acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A ‘Casa das Anas’ é um local sigiloso, projetado para receber mulheres de 18 a 59 anos acompanhadas ou não de filhos ou dependentes de até 17 anos. A renovação do convênio foi assinada na última sexta-feira, dia 15 de março.
Entre os principais objetivos da organização está proporcionar condições para a recuperação e reconstrução de projetos de vida familiar para as mulheres e seus filhos vítimas de violência doméstica. Elas recebem acompanhamento de equipes multidisciplinares que oferecem apoio psicológico, assistência social e acompanhamento jurídico. Além disso, são disponibilizadas oficinas e cursos para auxiliar no retorno ao mercado de trabalho.
A Casa das Anas também contribui para identificar situações de violência, coletar dados para o sistema de vigilância socioassistencial e facilitar a elaboração de projetos pessoais com o objetivo de superar a situação de violência, desenvolvendo habilidades e oportunidades para a autonomia pessoal e social. A renovação do programa possibilita que mulheres que necessitem de acolhimento em razão de qualquer tipo de violência doméstica encontrem um local seguro, responsável e propício para uma recuperação gradual, tanto para elas quanto para seus filhos.
De janeiro a dezembro de 2023, a Casa das Anas acolheu seis mulheres e seis crianças/adolescentes, totalizando 12 pessoas. Uma dessas mulheres permaneceu no local com seu filho por 146 dias. Relatos das técnicas que acompanham os casos apontam que nenhuma das mulheres acolhidas retornou ao convívio com o agressor.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).