Gaspar tem três casos suspeitos da varíola dos macacos - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar tem três casos suspeitos da varíola dos macacos

31/08/2022
Gaspar tem três casos suspeitos da varíola dos macacos

Gaspar possui três casos suspeitos do vírus Monkeypox / Varíola Simia ou varíola dos macacos. A informação foi confirmada pela prefeitura de Gaspar na tarde de quarta-feira, dia 31 de agosto.

Os suspeitos são três homens, com idade entre 25 e 32 anos. Eles são moradores dos bairros Gaspar Grande, Belchior e Coloninha. Todos estão em isolamento domiciliar com sintomas leves.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, a população deve ficar atenta aos sintomas e, principalmente, saber como agir em caso de suspeita da doença. “A varíola símia é um vírus que tem uma transmissão muito alta. Ele é transmitido por gotículas, contato na pele e também no ato sexual”, pontua.

Trabalho para evitar a transmissão

Com casos da varíola dos macacos confirmados em cidades vizinhas como Blumenau e Brusque, o foco da secretaria de Saúde de Gaspar é evitar a transmissão do vírus. Por isso, um número de WhatsApp foi destinado exclusivamente para atender pessoas com suspeita da doença. “Pedimos que pessoas com lesões/erupções como as da varíola fiquem em casa isoladas. Basta fazer contato pelo WhatsApp 3091-2180 que, se necessário, um médico vai até a residência para realizar o exame. Em caso de dor, o paciente será medicado. Pedimos que as pessoas com suspeita do vírus não se dirijam ao hospital ou Unidade de Saúde. Precisamos evitar a transmissão da doença. A letalidade é baixa, mas é preciso se preocupar”, disse o secretário Junior Hostins.

Essa estratégia já se mostrou eficiente em outros municípios, pois oferece aos pacientes assistência, atestado e receitas de forma remota, evitando que eles circulem pela cidade e transmitam a doença.

O que é a doença?

A Monkeypox (MPX), varíola dos macacos ou varíola símia é uma doença causada pelo Monkeypox vírus, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal silvestre (roedores) infectado; pessoa infectada pelo vírus monkeypox; ou materiais contaminados com o vírus.

Sinais e sintomas da varíola dos macacos

- Erupções cutânea ou lesões de pele
- Adenomegalia - Linfonodos inchados (ínguas)
- Febre
- Dores no corpo
- Dor de cabeça
- Calafrio
- Fraqueza

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da monkeypox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

 

 

 

Edição 2070
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.