
Gaspar apresentou um crescimento expressivo na geração de empregos em 2025. Entre janeiro e setembro, o município criou 1.597 vagas formais a mais que no ano anterior, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em 2024, o saldo havia sido de 753 vagas, o que representa um aumento de 212%. O saldo total de 2025 já chega a 2.350 empregos, resultado da diferença entre admissões e desligamentos.
O setor de serviços foi o principal responsável pela expansão, com 1.135 novas vagas, seguido pela indústria, que gerou 790. Em 2024, o comércio havia sido o destaque, com 448 vagas, enquanto os serviços registraram 257. Nos primeiros nove meses deste ano, foram realizadas 16.462 admissões, o equivalente a quase 88% do total de contratações do ano anterior.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Nelson Mário Küstner, o avanço é reflexo direto das políticas municipais voltadas à empregabilidade. Ele destaca ações como o Feirão de Empregos e a atração de novas empresas como fundamentais para o bom desempenho. Com esse resultado, Gaspar alcançou a 8ª posição entre as cidades catarinenses que mais criaram vagas com carteira assinada e lidera entre os municípios com até 100 mil habitantes, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).