
O dia 25 de março de 2023 acaba de entrar para a lista de datas importantes da vida do gasparense Dom Evaristo Pascoal Spengler. Isso porque este é o dia em que ele tomou posse como novo bispo de Roraima.
A solenidade de anunciação do Senhor aconteceu durante a posse canônica e celebração eucarística. A celebração foi presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner e reuniu centenas de pessoas em frente à Catedral Cristo Redentor.
O Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, em nome dos frades da Província da Imaculada Conceição do Brasil, enviou uma carta saudando o confrade Dom Evaristo: “De suas fraternidades, seus confrades unem seu coração em prece com a Igreja em Roraima que acolhe a você, Dom Evaristo, como pastor para caminhar à frente desta parcela do povo de Deus em comunhão com toda a Igreja. Que nosso seráfico pai São Francisco de Assis interceda a Deus para que lhe abençoe em seu ministério e a todos que o auxiliarem na missão de serem arautos do Deus encarnado e crucificado, fazendo da igreja de Roraima, uma igreja viva, alegre e unida”.
Na sua homilia, Dom Evaristo reforçou o compromisso não só com a pauta indígena, mas também com a migração venezuelana e pessoas em situação de vulnerabilidade. “Essa igreja quer se deixar conduzir pela palavra do evangelho, pelo projeto do Reino, anunciado por Jesus, quer construir a fraternidade com todos, para ouvir, para dialogar, para animar, para caminhar juntos. A Assembleia Diocesana, já em curso, é importante para perceber os grandes desafios que nos interpelam como Igreja e discernir o caminho que o Espírito nos aponta, assumindo o lugar de Jesus na história, que é ao lado dos mais frágeis e vulneráveis”.
A missa de posse foi marcada pela participação dos indígenas com cânticos e leitura da bíblia na língua materna. A Pastoral dos Migrantes fez a entrega do Tau com fotos da realidade migrante do Estado de Roraima. No final, muitas homenagens e saudações ao novo bispo.
Dom Evaristo é o 10º Bispo da Diocese de Roraima e assume no lugar de Dom Mário Antônio da Silva, que deixou o cargo para assumir a Diocese de Cuiabá, no Mato Grosso, no dia 23 de fevereiro do ano passado. Dom Evaristo atuava desde 2016 na Prelazia de Marajó, onde atuava desde agosto de 2016.
Histórico
Dom Evaristo Pascoal Spengler nasceu no bairro Pocinho, em Gaspar, em 29 de março de 1959. Ingressou no Seminário Santo Antônio, em Agudos/SP, aos 15 anos. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Franciscano de Petrópolis/RJ. Possui especialização em Bíblia e pós-graduação em Teologia Bíblica pelo Studium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém.
Realizou a profissão solene na Ordem dos Frades Menores de 2 de agosto de 1982, na diocese de Petrópolis. Foi ordenado diácono em 21 de novembro de 1982 e presbítero no dia 19 de maio de 1984.
Na trajetória sacerdotal, atuou como vigário nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, de 1984 a 1985; Nossa Senhora do Pilar, em Duque de Caxias, de 1985 a 1991; Nossa Senhora da Conceição, na diocese de Nova Iguaçu, de 1995 a 1996. No período de 2001 a 2010, esteve em missão em Angola, na África.
Foi presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, de 2003 a 2006. Exerceu a função de vice-mestre de estudantes de Teologia em Imbariê, Duque de Caxias, de 2013 a 2015; e definidor da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil da Ordem dos Frades Menores de 2012 a 2015. Em 2016, foi eleito vigário provincial da mesma Província.
Em 1º de junho de 2016, o papa Francisco o nomeou bispo prelado da prelazia de Marajó, no Pará, sucedendo a dom José Luis Azcona Hermoso. Em 9 de junho de 2022, foi eleito presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil). Dom Evaristo também preside a Comissão Especial Pastoral para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB.



Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).