Geólogo e agentes da Defesa Civil de Gaspar foram enviados nesta terça-feira, dia 21 de novembro, para Rio do Sul. Isso porque a cidade está em situação de calamidade pública devido à enchente e o grupo vai fornecer apoio operacional e auxiliar a prefeitura de lá com equipe especializada. Serão realizadas avaliação das áreas atingidas e vistorias estruturais, além de ser observada a movimentação do solo e possíveis riscos aos moradores. Além da equipe, a Defesa Civil de Gaspar deixa à disposição de Rio do Sul equipamentos como viaturas e drone. “Gaspar já passou por isso e a ajuda técnica neste momento é fundamental. Também tivemos alagamentos, mas nada se compara com o que está acontecendo no Alto Vale. Essas cidades estão passando por um momento crítico e é extremamente fundamental toda a ajuda, união e solidariedade. Sei que nossa equipe está fazendo um excelente trabalho e contribuindo efetivamente para diminuir um pouco o sofrimento das pessoas”, disse o prefeito Kleber Wan-Dall.
Desde setembro de 2021, Gaspar conta com a ‘Lei de Ajuda Mútua nº 4.142’, que permite auxiliar outros municípios em eventos adversos. Com ela, fica autorizado legalmente o uso de máquinas (retroescavadeira), equipamentos, agentes de Defesa Civil e servidores a qualquer município vizinho que esteja passando por alguma situação de emergência.
Dentro desta legalidade, Gaspar já auxiliou cidades como Presidente Getúlio, São João Batista, Doutor Pedrinho, Rodeio, Apiúna, Indaial e Ascurra, quando sofreram com as enxurradas ou deslizamentos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).