Os bebês que nascem em Gaspar são, na maioria dos casos, meninos. Isso é o que mostram os números divulgados pelo Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Em 2022, o número de partos realizados no Hospital de Gaspar foi 651. Deste total, 346 nasceram meninos (53,15%) e 305 meninas (46,85%). Uma porcentagem muito semelhante foi registrada em 2021, quando nasceram 671 crianças e 54,55% foram meninos.

Dados do Hospital de Gaspar mostram também que 86% dos partos realizados entre janeiro e novembro do ano passado foram pelo SUS. Na sequência, com 12% estão os partos realizados de forma particular. E depois, com 1% cada, estão Unimed e outros convênios.
O mês com maior número de partos foi maio, quando aconteceram 77 nascimentos. Entre eles, 65 foram pelo SUS, sete particulares e um por outro convênio.
Tipo de parto
Inúmeros fatores são levados em conta no momento em que a mãe opta entre o parto normal , natural ou cesárea. Em alguns casos, a posição do bebê e a saúde da gestante também têm peso importante na decisão.
Entre os partos realizados em Gaspar no ano passado, 59% das crianças nasceram através de uma cesariana.

O primeiro bebê a nascer no Hospital de Gaspar em 2023 foi o pequeno Caio Jones Vieira Martins. Ele é filho do casal Débora Vieira de Amorim Martins e Jones Martins da Silva, moradores do bairro Bateias. O pequeno veio ao mundo no dia 2 de janeiro, às 16h40.

Mais de oito mil. Esse é o número de atendimentos realizados no Centro Obstétrico do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro por ano. O montante equivale a cerca de 650 atendimentos por mês, contando consultas de urgência, acompanhamentos e partos.
Atualmente, o Centro Obstétrico possui médicos, enfermeiras obstétricas e pediatras em plantão de 24 horas por dia. O hospital possui estrutura para parto normal e cesárea e também duas salas de parto natural.
Em se tratando de partos de baixo risco, o Centro Obstétrico de Gaspar é referência na região. Ele atende as gestantes de Gaspar e também pacientes de cidades vizinhas, como Ilhota. O local possui equipamentos de ponta, como o cardiotocografia, que monitora o ritmo cardíaco do bebê.
Além do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital de Gaspar atende de forma particular e via plano de saúde.
A maternidade do Hospital de Gaspar possui seis quartos e 13 leitos preparados para atender mamães e seus bebês. O local é equipado com camas, berços, local para banho da criança e cadeira para acompanhante e amamentação.
Presidente da Comissão Interventora do Hospital de Gaspar, Jorge Pereira garante que o Centro Obstétrico e a Maternidade têm recebido uma atenção especial nos últimos anos. “Além de melhorar a estrutura da maternidade para receber mamãe e bebês com segurança e comodidade, investimos na modernização do espaço, adquirimos novos equipamentos e, principalmente, investimos em mão de obra especializada. Isso significa que as mulheres que ganham bebê conosco tem à disposição profissionais especializados e capacitados. Tudo isso faz com que hoje o Hospital de Gaspar seja referência em partos de baixa complexidade na região”.
Tailana Schmelzer, enfermeira coordenadora do Centro Obstétrico e Maternidade, afirma que todo o atendimento é pensado exclusivamente na necessidade de cada paciente. “A gestante tem uma maior autonomia no parto. Sabemos que cada mulher é única e temos uma equipe multidisciplinar para este momento. Algumas mães tem o desejo de ouvir música no momento do parto, por exemplo. Respeitamos suas vontades e anseios”, garante.
Ainda segundo a coordenadora, o Hospital de Gaspar está preparado para lidar com situações delicadas como gestação de alto risco (com necessidade de encaminhamento) e aborto. “Temos um olhar diferenciado para cada mãe. Trabalhamos com segurança e certeza do que estamos fazendo”, diz Tailana.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).