IBGE pede que moradores retornem bilhetes deixados nas residências - Jornal Cruzeiro do Vale

IBGE pede que moradores retornem bilhetes deixados nas residências

06/09/2010

Se você chegar em sua casa e encontrar uma ?folha de recado? do IBGE não estranhe. O bilhete é legalizado e faz parte da estratégia dos 50 recenseadores que aplicam as pesquisas do Censo 2010 nas ruas e bairros da cidade.

O bilhete, conforme explica Bárbara Regina Lenfers, coordenadora do posto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Gaspar, é a ferramenta encontrada pelos recenseadores para conseguir entrevistar as pessoas que costumam estar fora de casa durante todo o dia. Ao todo, mais de 1900 bilhetes já foram deixados nas casas de Gaspar, porém, poucos entraram em contato com o IBGE por telefone, conforme pede o recado.

?Esta falta de retorno é ruim, pois se não pesquisarmos estas pessoas vamos nos basear em estatísticas das demais respostas recebidas e isso é ruim para a cidade, que deixa de ter um perfil exato da população, o que prejudica o planejamento da cidade?, salienta a coordenadora.

O objetivo do recado é fazer com que o morador agende a entrevista no horário mais adequado à sua rotina. ?Pedimos às pessoas que receberam o recado, mas não entraram em contato, que liguem, pois precisamos destas informações?, pede Bárbara. Para entrar em contato com o IBGE basta ligar para 3332-9050.

 

Censo em Gaspar

Ao todo, os recenseadores que trabalham em Gaspar já visitaram mais de 5.500 residências desde o início dos trabalhos, no mês de agosto. As entrevistas seguem até o final de outubro e as respostas deverão ser divulgadas a partir do mês de novembro.

As pessoas que já foram entrevistadas pelos recenseadores também devem ficar atentas, pois poderão receber em suas casas os supervisores do IBGE. Os profissionais estão passando em algumas casas para confirmar as respostas levantadas pelos recenseadores e garantir assim a veracidade do Censo 2010.

edição 1227

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.