Igreja Luterana da Gaspar realiza a festa anual - Jornal Cruzeiro do Vale

Igreja Luterana da Gaspar realiza a festa anual

16/05/2010


fotopg8abrecolorMD.jpgO pátio da Igreja Evangélica Luterana registrou intensa movimentação durante toda esta semana, quando dezenas de fiéis trabalharam nos preparativos da tradicional festa da igreja, que acontece neste final de semana.


Uma intensa programação foi preparada pela diretoria da igreja, que espera reunir milhares de pessoas nos dois dias de festa. No sábado as programações iniciam às 18 horas, com completo serviço de bar e cozinha e atrativos para toda a família como roda da fortuna, sacola surpresa, pescaria, e brinquedos infláveis para as crianças.


No domingo os festejos continuam. Às 9 horas acontece o Culto Festivo, com a participação dos 52 casais de festeiros, que após a celebração descem o morro da igreja em direção ao pátio da igreja acompanhados pela Banda São Pedro.  No local será servido um almoço especial com churrasco, frango assado, buffet, além de cachorro quente e o famoso pastel, preparado pelas senhoras voluntárias.


Márcio Gaertner, presidente da Paróquia, explica que todos os recursos arrecadados com os festejos serão utilizados para a manutenção das atividades e do patrimônio da Igreja.

 

Primeira festa


Werno Stiegemeier, pastor que há mais de duas décadas é responsável pela Igreja Luterana de Gaspar, explica que não há nenhum levantamento efetivo sobre a data em que a primeira festa da paróquia foi realizada. Segundo o pastor, o que se sabe é que a festividade já acontece há muitos anos e que foi incentivada pelo grupo de senhoras da igreja.


Contam os fiéis mais antigos que as mulheres decidiram organizar a primeira festa para arrecadar recursos para a igreja. Muitos não acreditaram que o evento daria certo. Desafiadas, principalmente pelos homens, as mulheres uniram suas forças e organizaram toda a festividade sozinhas. Para a surpresa de muitos, o evento foi um sucesso e segue até os dias de hoje.

 

Primeiro Culto

O primeiro Culto Luterano celebrado em Gaspar aconteceu no ano de 1908, quando o pastor Walter Mummelthey reconheceu a necessidade de realizar as solenidades na cidade. Até então, os moradores evangélicos iam de Gaspar até a cidade de Blumenau para assistir ao culto dominical e mandar batizar ou confirmar seus filhos.


Na época, eram cerca de 24 famílias protestantes existentes no município. Quando Mummelthey externou sua intenção de realizar o culto em Gaspar, muitos temiam que o resultado fosse um fracasso, devido à provável falta de assistência. Mas em cinco de janeiro de 1908, o pastor reuniu na sala da casa da viúva Henriette Caroline Brandes aproximadamente 80 pessoas.


Como as formas de comunicação ainda eram precárias, os fiéis aproveitaram a ocasião para combinar como avisariam a comunidade sobre os próximos cultos. Decidiram, então, fazê-lo colocando duas folhas de palmito em frente à casa da viúva. Assim, todos que passavam em frente à residência ficariam sabendo da celebração e poderiam avisar os outros.


Não demorou muito para que a comunidade começasse a providenciar a construção de uma igreja, fato que ocorreu ainda no ano de 1908. O terreno escolhido foi uma colina que Dr. Blumenau havia doado para a construção de uma igreja evangélica em Gaspar - local onde está situada a atual Paróquia.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.